O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) oferece o curso de geoprocessamento para o software TerraView– Política Social aos interessados não especialistas em aprofundar seus conhecimentos sobre o software.

Na capacitação, os participantes – em geral, profissionais que atuam com políticas sociais – terão uma visão geral do sistema, aprendendo a usar as ferramentas básicas para explorar bases de dados e gerar mapas e gráficos.

Mais de 900 pessoas já realizaram o treinamento, procurado por técnicos da administração municipal e estudantes de graduação e pós-graduação de diversos cursos. A duração total do curso é de 20 horas. Os próximo a ser oferecido em 2013 ocorre em novembro, entre os dias  27 e 29.

Disponível gratuitamente no site do CEM, o software de geoprocessamento TerraView – Política Social é uma ferramenta voltada à produção de análises a partir de dados demográficos, econômicos e sociais.

A possibilidade de acesso ao software integra uma parceria entre o CEM e a Divisão de Processamento de Imagens, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (DPI-INPE).

Criado no ano 2000 a partir de uma iniciativa conjunta do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), do Serviço Social do Comércio (Sesc) e de unidades da Universidade de São Paulo (USP), o CEM tem o apoio da FAPESP, por meio do programa Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID). Recebe apoio ainda do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação por meio do programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs). O CEM integra o Instituto Nacional de C&T de Estudos da Metrópole. Nos diversos estados onde estão sediados, os INCTs recebem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa local.

Mais informações sobre o curso estão no site: http://www.fflch.usp.br/centrodametropole/73.


Anuncie no Portal MundoGEO

Aproveite a promoção e assine a revista MundoGEO por 1 ano com 50% de desconto e ganhe o Anuário de Empresas MundoGEO 2014!