Webinar foi realizado pela MundoGEO em outubro e destacou as mudanças no setor de georreferenciamento e certificação de imóveis rurais

Para apresentar e debater sobre as mudanças ocorridas recentemente no setor de georreferenciamento de imóveis rurais, com o lançamento da 3ª Edição da Norma Técnica e do novo Sistema de Gestão Fundiária (Sigef), o MundoGEO realizou, no dia 17 de outubro, um evento totalmente online que reuniu 564 pessoas de várias partes do Brasil. Em pesquisa feita com os participantes, 98,2% avaliou positivamente o evento.

Com duração de quatro horas, o webinar Georreferenciamento e Certificação de imóveis rurais contou com a apresentação do Oscar Oliveira, Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrátio do Incra-ES, que atuou diretamente na criação do novo Sistema de Gestão Fundiária (Sigef). Em sua explanação, o engenheiro abordou as principais mudanças na certificação de imóveis rurais, detalhando e mostrando na prática como funcionará o Sigef. O seminário online contou também com a apresentação de Margarete Maria José Oliveira, sobre boas práticas para a montagem de processos de georreferenciamento; e também de Marco Antonio Melo Breves, Gerente do Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR) pela Receita Federal do Brasil, sobre integração de dados entre o Incra e a Receita.

O formato de seminários online da MundoGEO é utilizado desde 2009, com mais de 160 eventos já realizados. Através de uma pesquisa feita com os participantes do webinar do dia 17 de outubro, 96,3% dos participantes afirmaram estarem satisfeitos em participar de um evento totalmente online. Sobre a dinâmica das atividades, com palestras e espaço para perguntas e respostas, 95,5% dos participantes aprovaram o formato. Ainda, 98,2% das pessoas afirmaram que recomendariam os seminários MundoGEO para parceiros e colegas.

“Foi um ótimo curso, com bons palestrantes, bom material explicativo. Espero mais cursos desse nível”, afirmou um dos participantes durante a pesquisa que avaliou o webinar. “É a primeira vez que participo. Nota 10 para a programação, palestrantes e custo-benefício”, declarou outro participante do seminário online.

O webinar Georreferenciamento e Certificação de imóveis rurais contou com o apoio de divulgação da Abec-PR; Abec-SP; Apeaesp; Furtado Schmidt; Manfra; Métrica Tecnologia; Oficina de Textos e Portal Topografia.

Curso presencial em novembro

Em vista da demanda atual por atualização e capacitação no setor, a MundoGEO realizará nos dias 18 e 19 de novembro, em parceria com a TGR Treinamentos, um curso presencial sobre a Montagem de Processos para Georreferenciamento e Certificação de Imóveis Rurais. Este treinamento teórico e prático acontecerá em São Paulo (SP), no hotel Ibis Congonhas.

Neste treinamento serão abordados conceitos indispensáveis para o Georreferenciamento de Imóveis Rurais segundo a 3ª Norma Técnica do Incra, de modo a garantir a Certificação sem problemas no futuro. Também será demonstrado como acessar o site do Sigef, requerer a Certificação, enviar as planilhas, gerar a planta e o memorial descritivo.

Para mais informações e inscrições, acesse https://mundogeo.com/cursos/geocertifica201311.