A partir de 31 de outubro, gestores e pesquisadores podem contar com mais uma ferramenta de apoio à tomada de decisão para a gestão ambiental. A Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA), por meio da Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPLA), está disponibilizando em seu site o download de um conjunto de mapas temáticos adquiridos e/ou elaborados pela CPLA.

Este conjunto é constituído pelo Mapeamento Temático de Cobertura da Terra, Modelo Digital de Elevação e pelas sub-bacias e rede de drenagem abrangendo todo o estado de São Paulo.

O Mapeamento Temático de Cobertura da Terra do Estado de São Paulo, na escala 1:100.000 (1 cm = 1 km), foi executado pelos técnicos da CPLA a partir da interpretação de imagens do satélite Landsat 5 TM, do ano 2010.

O Modelo Digital de Elevação, as sub-bacias e a rede de drenagem do estado foram contratados com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), em parceria com o Instituto Geológico (IG). O Modelo Digital de Elevação do Estado permitiu a geração de mapas de declividade e altitude. A rede de drenagem foi obtida por meio de delimitação automática e subsidiou a definição das sub-bacias de todos os afluentes dos rios principais do estado.

Com a utilização destes dados, será gerada uma base de informações do meio físico natural e antrópico, que permite análises integradas voltadas à gestão ambiental do estado de São Paulo, além de subsidiar a elaboração de mapeamento de vulnerabilidade a riscos naturais.

Além desses produtos, a CPLA disponibiliza em seu site para download de diversas publicações e dados do estado, garantindo transparência e acesso público a informações ambientais e territoriais necessárias ao planejamento ambiental.

Mapa temático de declividade disponibilizado pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA)

Fonte: SMA


Aproveite a promoção e assine a revista MundoGEO por 1 ano com 50% de desconto e ganhe o Anuário de Empresas MundoGEO 2014!