Iniciativa objetiva estabelecer estratégias para o uso e ocupação do território e de seus recursos naturais em bases sustentáveis

Definir encaminhamentos para fortalecer o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) como instrumento efetivo de planejamento e ordenamento territorial e promover reflexão sobre o tema é o objetivo da oficina de trabalho que será promovida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), nos dias 7 e 8 de novembro, em Brasília. Participam do encontro mais de 20 instituições do governo federal, integrantes da Comissão Coordenadora do Zoneamento Ecológico-Econômico do Território Nacional (CCZEE) e do Grupo de Trabalho Permanente para a Execução do Zoneamento Ecológico-Econômico (Consórcio ZEE Brasil).

“Tendo em vista a própria atribuição conferida pelo novo Código Florestal para que todos os Estados elaborem seus ZEEs em um prazo de cinco anos, é fundamental que esse instrumento esteja dotado das condições necessárias para orientar a atual dinâmica de uso e ocupação do território nacional”, declarou o coordenador da Gerência de Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) do MMA, Bruno Abe Saber Miguel.

Oportunidades

Ao longo da oficina, serão realizados debates para discutir os desafios e as oportunidades postas à gestão territorial no país e para analisar o andamento e promover melhorias nas atividades relacionadas ao zoneamento. Também haverá um espaço para a apresentação de iniciativas, estudos e novos temas que possam contribuir para o aprimoramento da metodologia de elaboração do ZEE.

“O intuito é, ao final da oficina, pactuar uma agenda de trabalho para o desenvolvimento de ações que permitam ao ZEE atuar, de fato, no suporte à tomada de decisão, articulando políticas e projetos setoriais em torno de objetivos comuns”, explicou Miguel, que também destacou o compromisso do MMA em ampliar as discussões, com a participação dos estados e outras instituições envolvidas com o zoneamento.

Fonte: SEDR


Aproveite a promoção e assine a revista MundoGEO por 1 ano com 50% de desconto e ganhe o Anuário de Empresas MundoGEO 2014!