A compra dos cartões de estacionamento na cidade de São Paulo parece ser um dos principais problemas dos motoristas, pois este foi o tema de dois entre os seis projetos desenvolvidos no 1º Hackathon USP Cidades, que aconteceu no último fim de semana (9 e 10 de novembro) na capital paulista.

Hackathon USP CidadesO Portal MundoGEO esteve presente no evento para conferir como os desenvolvedores usaram os dados fornecidos pelos parceiros, de maneira multidimensional e multidisciplinar, com o objetivo de revelar informações e relações antes ocultas nos dados, através de interfaces, mapas, animações, aplicativos para web ou celular, que pudessem contribuir para a gestão da cidade e a experiência urbana.

Os quesitos para a escolha dos ganhadores foram:
• Interdisciplinaridade – a capacidade de interagir diferentes temas relacionados à cidade;
• Originalidade – a capacidade de trazer uma abordagem inovadora a problemas relevantes;
• Utilidade – o aplicativo pode ser utilizado por pelo menos um desses públicos: cidadãos, empresas privadas e departamentos do poder público.

Maratona

Como não havia tempo a perder, a maratona de programação teve início no sábado ao meio-dia, com palestras da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), USP Cidades, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), SP Trans e Instituto Lemman, que abordaram as bases de dados disponibilizadas e os principais problemas enfrentados para a plena utilização das mesmas. Também foram detalhados quais seriam os critérios de avaliação e os prêmios.

Palestras pré-HackathonLogo após houve a criação dos grupos – que pela proposta do próprio evento deveriam ser multidisciplinares – e o início do Hackathon. Um problema inicial encontrado pelos participantes foi o acesso aos dados, já que eram 200GB de informação que deveriam ser baixados para análise e definição da linha de trabalho a ser seguida. Segundo Adilson Piveta, da Emplasa, as informações do órgão foram disponibilizados em banco de dados (Oracle) e também em shapefile, com o objetivo de facilitar o acesso.

O perfil do público era muito heterogêneo, com estudantes e profissionais das áreas de Ciência da Computação, Design, Arquitetura e Urbanismo, entre outras. Tanto os participantes como os organizadores encontraram um problema que é recorrente em algumas instituições públicas: a falta de padronização dos dados, o que gerou muito trabalho manual para conversão em formato de banco de dados. Segundo um executivo da Oracle, o objetivo inicial do Hackathon era deixar tudo organizado e disponibilizar um serviço Rest, porém devido à falta de padrão isto não foi possível.

Projetos

Depois de 24 horas de desenvolvimento foi encerrado o Hackathon USP Cidades, com muita comemoração dos participantes, e os seis projetos desenvolvidos foram então apresentados nesta ordem:
• Cidade+ – App para o usuário descobrir onde há pontos de venda de cartões de estacionamento (Zona Azul) e, em uma futura etapa de desenvolvimento, compra online.
• Posso Ir? – Aplicativo usado para interessados em um local ou turistas saberem como é a segurança de uma região.
• SmartCity – App para escolha de um ponto na cidade e visualização de algumas variáveis na região do entorno (segurança, escolas, saúde, poluição, etc), servindo a órgãos públicos, empresas e cidadãos.
• Smart Plan – Aplicativo baseado em deslocamentos, com horário inteligente para o usuário chegar em seu compromisso.
• Zona Azul – Também focado em encontrar os pontos de venda de cartão de estacionamento – o App estará disponível em breve no Firefox Marketplace -, sendo o próximo passo a compra online e o uso pelos fiscais, eliminando o uso de papel.
• Brasil Transparente – Não focaram em criar um app, mas sim na organização dos dados para que os desenvolvedores possam criar novos aplicativos de forma mais fácil, através de uma API.

Premiação

Após as apresentações de cinco minutos para cada projeto e as perguntas da plateia, um grupo de avaliadores formado por representantes da academia, empresas privadas, imprensa especializada e organizadores se reuniu para deliberar sobre quem deveriam ser os premiados.

E o resultado foi o seguinte:
• 1º Lugar: Zona Azul (R$ 4.000,00 + Modem 4G Vivo acesso grátis por 6 meses + 1 LG Fireweb + Acesso ao laboratório Oracle com suporte profissional e reunião com executivos de Tecnologia da Oracle)
• 2º Lugar: SmartCity (R$ 1.000,00 + Modem 4G Vivo acesso grátis por 6 meses + 1 LG Fireweb + Acesso ao laboratório Oracle com suporte profissional)
• 3º Lugar: Brasil Transparente (1 LG Fireweb + Acesso ao laboratório Oracle com suporte profissional)

Além desta premiação, os outros grupos receberam brindes da NEC e, ainda, um estudante foi escolhido para uma oportunidade de estágio remunerado para trabalhar junto com o time de desenvolvimento do Colab.re.

Geo Hackathon

O MundoGEO vai realizar uma maratona para desenvolvimento de soluções voltadas à sociedade utilizando dados geoespaciais, entre os dias 7 e 9 de maio, em paralelo ao MundoGEO#Connect LatinAmerica 2014, maior conferência e feira de geotecnologias da América Latina.

O GEO Hackathon terá desafios propostos pelo setor público e colocará à disposição das equipes dados, softwares, suporte e infraestrutura para o desenvolvimento das soluções no próprio local do evento. As equipes vencedoras serão premiadas e terão seus trabalhos amplamente divulgados. Mais informações em breve!