Chama-se Pars, carrega até três boias de salvamento em simultâneo e foi concebido para as largar em zonas onde tenham sido detectados nadadores em risco de afogamento

O conceito de “drones” tende a estar mais associados a ações bélicas e ofensivas do que a salvar vidas, mas é precisamente esta a proposta do Pars, desenvolvido pelos RTS Labs do Irã. Enquanto conceito o Pars é ainda jovem: tem apenas um ano de idade, mas já se materializou num protótipo funcional e em fase de testes no mar Cáspio. O seu objetivo é o de auxiliar, e em certas situações até substituir, os nadadores salvadores no cumprimento das suas funções.

O Pars pode ainda ser armazenado em locais considerados perigosos para nadadores, ou a bordo de navios para efetuar salvamentos no mar. O pequeno drone iraniano mantém ainda o registro das suas deslocações através de um sistema GPS e consegue regressar automaticamente à base depois de uma missão. Para salvamentos em períodos noturnos inclui, embutidas, luzes LED que permitem procurar por nadadores em condições de pouca luminosidade.

Num teste que simulou um afogamento a 75 metros da costa, o Pars foi bem sucedido em largar uma bóia de salvamento em apenas 22 segundos, tendo superado os nadadores humanos em aproximadamente 50 segundos. Apesar de ainda não estar pronto para ser lançado no mercado, a equipe de desenvolvimento espera introduzir a Inteligência Artificial neste dispositivo para permitir a busca automática por nadadores.

O laboratório encontra-se atualmente à procura de patrocinadores e financiadores que permitam levar este projeto para a fase de produção. Pode saber mais sobre o Pars confira o vídeo demonstrativo disponibilizado:

Fonte: jornali