A publicação da UN-GGIM consolida a opinião de especialistas em várias disciplinas dentro da comunidade geoespacial, incluindo a academia e o setor privado. O principal objetivo é destacar a importância da informação geoespacial e mostrar os diferentes caminhos em termos de instituições, tecnologia, capacitação e outros temas relevantes. Se trata de um documento que descreve as tendências do setor de informação geoespacial, desenvolvido em 28 pontos e em função dos seguintes tópicos:

• Tendências e direções futuras em tecnologia e na criação, gestão e manutenção de dados;

• Evolução política e legal;

• Habilidades requeridas e mecanismos de formação;

• O papel dos setores privados e não-governamentais;

• O futuro papel do governo na gestão e entrega de dados geoespaciais.

De acordo com a publicação, o uso de informações geoespaciais está aumentando rapidamente e existe um reconhecimento crescente entre os governos e o setor privado sobre a importância do componente espacial na tomada de decisão eficaz. Os cidadãos, independentemente do seu nível de experiência com informações geoespaciais, estão familiarizados com o termo e cada vez mais interagem com este tipo de informação, e inclusive contribuem com a sua criação. É provável que uma série de tendências tecnológicas na indústria geoespacial tenha um impacto significativo, proporcionando oportunidades e desafios em termos de políticas e benefícios.

A publicação está disponível em http://goo.gl/vE7zVK.


Atlas Geográfico do Equador

O Ministério da Defesa Nacional, através do Instituto Geográfico Militar, lançou oficialmente a segunda edição do Atlas Geográfico do Equador. A obra conta com 406 mapas, 304 tabelas e 320 páginas de textos, integrando informações sobre estradas, comunicações, turismo, indústria, mineração, meio ambiente, demografia, saúde, esportes e outros temas. O Atlas pode ser acessado em www.geoportaligm.gob.ec


Concar discute aquisição de imagens

Em novembro foi realizada a 3ª reunião do Grupo Técnico da Comissão Nacional de Cartografia (Concar), com objetivo de debater o procedimento de aquisição de imagens de satélite no Brasil. A ideia é estruturar um processo geral para a aquisição do governo federal de imagens e dados de sensoriamento remoto. Duas soluções foram apresentadas: em curto prazo será avaliada a construção de um processo de contratação conjunta para aquisição via sistema de registro de preços e, em longo prazo, será feita a estruturação de um processo que permita ao país maior independência na aquisição de dados de sensoriamento remoto.

Fonte: Concar


Três órgãos publicam dados na Inde

O Ministério do Desenvolvimento e Comércio Exterior (MDIC), a Secretaria Especial de Políticas para Mulheres (SPM) e o Banco Nacional do Desenvolvimento e Social (BNDES) aderiram à publicação de dados geoespaciais através da Infraestrutura de Nacional de Dados Espaciais (Inde). São dados referentes aos indicadores de acompanhamento da agenda dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O MDIC também utilizará a Inde para divulgação de camadas de informação do Atlas Nacional de Comércio e Serviços, uma iniciativa prevista no Plano Brasil Maior (PBM 2011-2014) e alinhada ao Plano Plurianual (PPA 2012-2015) para a criação de um referencial público de informações econômicas sobre o setor terciário no País.

Já as informações publicados pelo BNDES são referentes à série histórica de 2009 a 2012, sobre os valores investidos segundo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae).

Para visualizar os dados, acesse:

www.visualizador.inde.gov.br


México define metas até 2018

O Programa Nacional de Geografia e Estatística (PNEG) 2013-2018 foi aprovado pelo Conselho de Administração do Sistema Nacional de Informação Estatística e Geográfica (Inegi) do México. O PNEG 2013-2018 define o conjunto de atividades e projetos a serem implementados durante o mandato presidencial de seis anos, e orienta para a produção de informações que levem a um melhor conhecimento do território e da realidade econômica, social e ambiental do país.

O documento é composto por 10 objetivos, 36 projetos, 73 metas e 155 atividades gerais.

INFO

www.snieg.mx


Novo Mapa Político do Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou o Mapa Político do Brasil em escala 1:5.000.000. Representação cartográfica de todo o território brasileiro, o mapa é composto por limites estaduais e internacionais, feições hidrográficas, pontos extremos, principais localidades e, nesta edição de 2013, destacam-se as atualizações no sistema viário e ferroviário e principais obras e edificações.

A última versão, divulgada em 2004, tinha como base o ano de 2000. O novo mapa retrata o território com referência ao ano de 2010.

INFO

www.ibge.gov.br


Novo centro de processamento Sirgas

O Instituto Geográfico Militar da Bolívia (IGM-Bio) anunciou o início das atividades do Centro de Processamento e Análises de Dados GNSS (CEPAG-IGM) do Sirgas, a partir do evento GPS 1761, realizado em outubro. Segundo o Instituto, a instalação do Centro só ocorreu graças a um convênio de cooperação entre o Instituto Alemão de Investigações Geodésicas (DGFI), a Universidade de Berna (UniBern), da Suíça, e o IGM-Bio.