Por Eduardo Freitas

Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – ou Learning Management System (LMS) na sigla em inglês – é um sistema ou software, geralmente baseado na internet – mas também pode ser em uma intranet – que facilita a gestão de cursos a distância.

Hoje, existem diversos sistemas disponíveis no mercado, sejam eles gratuitos ou pagos (na forma de compra de licença ou assinatura). Dentre os AVAs mais conhecidos estão o brasileiro Teleduc, o Blackboard e o Moodle. Todo o conteúdo e interação entre os alunos, instrutores e tutores são realizados dentro desse ambiente virtual.

Moodle

Um dos dos sistemas de Ensino a Distância (EAD) mais conhecidos no mundo, o Moodle é uma plataforma gratuita e de código aberto, usada por milhões de professores e alunos.

Utilizado principalmente num contexto de EAD, o programa permite a criação de cursos on line, páginas de disciplinas, grupos de trabalho e comunidades de aprendizagem, estando disponível hoje em 75 idiomas diferentes e contando com mais de 25 mil websites registados em 175 países.

Os cursos online MundoGEO são baseados na plataforma Moodle. Veja neste vídeo um “tour virtual” pelo ambiente virtual de aprendizagem: http://youtu.be/sE-92luJ-Pk.

Mas como surgiu o EAD?

Em sua forma empírica, a EAD é utilizada para obtenção de conhecimento há muitos séculos, mas somente nas últimas décadas passou a fazer parte das atenções pedagógicas.

Com a revolução científica iniciada no século XVII, as cartas comunicando informações inauguraram uma nova era, sendo que um dos primeiros marcos da EaD foi o anúncio publicado no dia 20 de março de 1728, pelo professor de taquigrafia Cauleb Phillips, na Gazeta de Boston.

Em 1833, um anúncio publicado na Suécia já se referia ao ensino por correspondência. No final da Primeira Guerra Mundial surgiram novas iniciativas de EaD em virtude de um considerável aumento da demanda social por educação. A partir daí, começou a utilização do rádio, que alcançou muito sucesso em experiências nacionais e internacionais.

Após as décadas de 1960 e 1970, a educação a distância passou a incorporar vídeos, computadores e, mais recentemente, a tecnologia de multi-mídia, combinando textos, sons e imagens, culminando nas plataformas completas de aprendizagem – como o Moodle por exemplo – e o uso das redes sociais.

Hoje, cada vez mais a EaD é usada tanto para cursos totalmente online como para a complementação de estudo presencial.


Análise Espacial com ArcGIS ou Quantum GIS

O MundoGEO acaba de lançar mais um curso online, agora sobre Análise Espacial, com a opção de prática com o software ArcGIS ou então com o Quantum GIS.

Lançada em agosto, a plataforma de treinamento e atualização profissional da MundoGEO conta agora com seis opções de cursos, permitindo aos alunos estudarem a qualquer hora e em qualquer lugar, com dias e horários flexíveis. Os treinamentos a distância MundoGEO têm o objetivo de suprir uma demanda por treinamentos com conteúdo teórico e prático de qualidade, ampla interatividade e liberdade de horários.