A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) divulgou recentemente um plano para regulamentar Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs ou Drones) até 2014 e, seu uso comercial até 2015.

No documento, que tem 66 páginas, a FAA estabelece medidas para a utilização de drones de maneira militar e comercial no espaço aéreo norte-americano. Entre as principais preocupações da agência, está a de criar uma maneira prática para que os drones não colidam com aeronaves de grande porte. Em discurso, o presidente da FAA, Michael Huerta, declarou que “o uso de aeronaves não tripuladas oferece grandes oportunidades, mas também traz desafios”. Entre as possibilidades de utilização comercial dos drones, estão a segurança e o mapeamento de áreas específicas.

Advogados do país se mostraram preocupados com o uso que os aparelhos poderão ter, invadindo a privacidade dos cidadãos americanos, tanto em operações militares quanto em uso comercial.

De acordo com a FAA, todas as fabricantes de drones deverão ter um canal de reclamações e estabelecer uma política de privacidade, com regras disponíveis publicamente.

Fonte: Estadão