Voo da aeronave não tripulada teve duração de 20 minutos e representa o mais recente avanço da indústria de armas chinesa

A mídia estatal chinesa informou hoje (26/11) que o país fez o primeiro voo de um drone “furtivo” (não detectado por radares) na última quinta-feira. O voo do Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) teve duração de 20 minutos. Trata-se do mais recente avanço da indústria de armas chinesa.

Fotos e vídeos do drone foram postados em sites do jornal chinês Diário do Povo e em outros canais. O local do voo foi identificado apenas como uma base de testes no sudoeste da China.

O drone foi identificado como Lijian, ou “Espada Afiada”. A aeronave é similar ao X-47B,um drone testado pela Marinha dos Estados Unidos para operações em porta-aviões, assim também como o projeto experimental “Neuron”, da França.

As capacidades do drone e de dois caças “furtivos” tripulados que a China está desenvolvendo não são conhecidas, embora a indústria de armas do país esteja produzindo sistemas de armas cada vez mais sofisticados.

Fonte: Exame