Brasil terá o primeiro centro de simulação de manobras navais, com tecnologia de ponta e 100% nacional

No dia 28 de novembro, a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) inaugurará o Centro de Simulação de Manobras Navais, acompanhado do lançamento de um simulador de ponte completa (Full-Mission), em seu laboratório Tanque de Provas Numérico (TPN). Trata-se do primeiro simulador, desenvolvido inteiramente no Brasil, que possui uma ponte completa de comando de navio e sistema de visualização 360º. Integrado a dois outros simuladores do TPN, o Full-Mission também possibilitará simular ambientes complexos, portuário ou fluvial, com navio e rebocadores.

“Diante da nova lei dos portos e das iniciativas de construção de portos, este simulador é uma importante ferramenta para garantir projetos seguros e eficientes”, ressalta o professor Eduardo Aoun Tannuri, do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos da Poli, um dos coordenadores do projeto. Ele destaca que o projeto de um porto ou a melhoria de sua infraestrutura deve sempre passar por avaliações numéricas e experimentais, que englobam desde o estudo da obra civil, condições ambientais, até abrigo de ondas e manobrabilidade.

O simulador foi desenvolvido com tecnologia 100% nacional. Segundo Tannuri, a vantagem é que há pleno domínio do software e dos modelos matemáticos utilizados, permitindo a rápida configuração de novos cenários e navios. “Já temos mais de 15 portos nacionais modelados no simulador, previamente utilizados por comandantes e práticos em projetos anteriores”, conta.

A Escola Politécnica realiza projetos de pesquisa e desenvolvimento na área há mais de 20 anos, boa parte deles em conjunto com o setor produtivo, em especial com a Petrobras e a Transpetro – financiadoras deste projeto. O Centro de Simulação de Manobras Navais é uma das ações que o TPN, em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Centro Tecnológico de Hidráulica e Recursos Hídricos (CTH-USP) e empresas incubadas no laboratório, têm realizado para prover ao setor com o que há de mais moderno em termos de estudo de avaliação portuária.

Cerimônia de lançamento – O evento do lançamento será fechado para autoridades da Marinha do Brasil, convidados da Petrobras, da Praticagem e do setor portuário brasileiro e imprensa. Na ocasião, os participantes poderão ‘navegar’ por diversos portos brasileiros, estando na ponte de comando de navio de grande porte, num rebocador ou numa lancha de suporte, avaliando todas as funcionalidades do centro de simulação. Visitas técnicas ao tanque de reboque do IPT, tanque de manobras do CTH-USP e tanque de ondas do TPN também ocorrerão simultaneamente ao evento.