Após a colisão do Pegasus – primeiro satélite desenvolvido pelo Equador – a Agência Espacial Civil Equatoriana (EXA) lançou com sucesso seu segundo nanosatélite, informou a agência de notícias estatal dos Andes.

Após a colisão do Pegasus, a EXA lançou com sucesso o satélite Krysaor

De acordo com a agência, o nanosatélite Krysaor foi lançado na última quinta-feira (21/11) em Dombarovsky, região Orenburg sudeste da Rússia, a bordo de um foguete russo RS-20B.

“Krysaor está em órbita. A missão foi bem sucedida”, afirmou Ronnie Nader, diretor da EXA. Além disso, especialistas da EXA, liderada por Nader, acompanharam o lançamento do satélite em uma estação de controle da Terra, localizada em Guayaquil, no sudoeste do Equador.

Em abril deste ano, após um mês em órbita, o nanosatélite Pegasus colidiu com restos de um antigo foguete russo. O pequeno satélite, de 1,2 quilos, estava a uma órbita de 404 milhas de distância da Terra, e havia enviado pela primeira vez para a sua base em Terra um vídeo com imagens da superfície do planeta.

Segundo a EXA, o Krysaor é um modelo gêmeo ao Pegasus, porém inclui novas tecnologias para a implantação de painéis solares, transmissão digital de alta velocidade e uma câmera de vídeo de resolução mais alta.