O Estado do Espírito Santo passará a antever eventos naturais extremos, como chuvas fortes, com até 30 minutos de antecedência por meio de um radar meteorológico moderno, com alcance de até 240 quilômetros, instalado no município de Aracruz em parceria com a empresa Vale.

Foto: Thiago Guimães/Secom-ES

O equipamento integra o Centro Capixaba de Monitoramento Hidrológico (CCMH), uma das iniciativas do Programa Capixaba de Adaptação às Mudanças Climáticas, lançado nesta quarta-feira (27), no Palácio Anchieta.

Na ocasião, foi assinado entre o presidente da Vale, Murilo Ferreira, responsável pela execução do projeto, e o governador Renato Casagrande um Acordo de Cooperação Técnica para implementação do CCMH. Ambos receberam em mãos o primeiro relatório meteorológico para os próximos cinco dias emitido pelo Radar.

O governador Renato Casagrande destacou que o conjunto de ações do Governo do Estado visa à diminuição das perdas decorrentes de eventos climáticos extremos e a redução da vulnerabilidade do Espírito Santo diante destas situações, já que o mesmo passa a ter mais capacidade para se antecipar aos fatos e trabalhar a mitigação dos danos.

“Apresentamos hoje parte de um conjunto de ações já em andamento no Espírito Santo, dentro do Programa de Adaptação às Mudanças Climáticas, que possui ações que vão desde a organização das defesas civis municipais ao reflorestamento de áreas degradadas, passando pela implantação desses equipamentos que nos garantirão antever eventos extremos em relação ao clima. Sempre, com o foco no bem estar da nossa sociedade, na proteção dos capixabas e na preparação do Estado para um futuro melhor. O nosso radar é o mais moderno da América Latina, um equipamento eficiente e que também será auxiliar, no fornecimento de dados, ao trabalho de outros estados”, destacou o governador.

Fonte: Portal do Governo do Estado do Espírito Santo