Servidor na nuvem oferece maior disponibilidade de acesso e segurança dos dados  

A principal ferramenta prevista pelo novo Código Florestal (Lei nº 12.651, de 2012) é o Cadastro Ambiental Rural (CAR), um registro eletrônico obrigatório de todos imóveis rurais do país. As Secretarias do Meio Ambiente de todos os Estados disponibilizarão um serviço para que os proprietários registrem as informações de suas propriedades, ou poderão optar pela adoção de um sistema que será oferecido pela União. Para atender a nova legislação, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA), após esforços internos na concepção e desenvolvimento de um novo Sistema de Informação para atender as finalidades do CAR, contou com o suporte da Brasoftware, empresa provedora de soluções de tecnologia, para hospedar o Sicar/SP – Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural, em uma infraestrutura de servidores de dados na nuvem, por meio do Windows Azure da Microsoft.

“A SMA/SP tem adotado postura inovadora para modernizar sua plataforma de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), gerando mais resultado e valor para a população, com economia e responsabilidade socioambiental. Nesse sentido, entre outras ações efetivas destaca-se a escolha pela computação em nuvem”, revela Marcos Edaes Nobrega, assessor do Grupo Setorial de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Meio Ambiente  (GSTIC/SMA).

Apesar dos investimentos em curso na infraestrutura própria de TI, a SMA identificou que a computação em nuvem seria uma opção adicional para atender as especificidades do negócio, devido a alta disponibilidade, escalabilidade e a capacidade de suportar o grande fluxo de dados. “Buscamos uma solução que conseguisse processar as informações de forma rápida e segura, com pleno desempenho e sem que houvesse risco de indisponibilidade de acesso ao Sicar/SP, que é um dos módulos de aplicação que suporta diversos outros serviços ligados ao meio ambiente, o Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Sigam)”, revela Marcos Edaes Nobrega.

Diante deste cenário, a Brasoftware, em parceria com a Microsoft, disponibilizou um ambiente de teste para que fosse possível se certificar de que a infraestrutura de TI na nuvem atenderia a demanda da SMA. Quando comprovada a compatibilidade pelo servidor na nuvem, a Secretaria do Meio Ambiente promoveu uma licitação pública tendo a Computação em Nuvem como foco. A Brasoftware venceu o processo licitatório e foi contratada para disponibilizar o Windows Azure, atuando no suporte técnico para a configuração do ambiente, desde a instalação até a implantação do Sicar/SP.

“Por ser uma plataforma flexível e de código aberto, o Azure foi capaz de se adaptar a linguagem, programação e a base de dados do antigo sistema, o que tornou o processo de migração das informações para a nuvem mais fácil e sem perdas. Além disso, o servidor na nuvem da Microsoft foi capaz de assegurar a acessibilidade para o usuário final, mesmo em momento de maiores picos”, destaca Salvador Alberto Gorgone Junior, Especialista em Soluções Microsoft Cloud da Brasoftware.

“Ao optar pela estrutura de TI na nuvem, conseguimos poupar um alto investimento na compra de hardwares, que seriam necessários para suportar o fluxo de dados no período de maior demanda”, destaca Marcos Edaes.