Integração de diversas tecnologias da HP desenvolve sistema de alerta precoce para espécies ameaçadas

A HP anuncia uma colaboração inovadora com a Conservation International (CI) — uma organização não-governamental dedicada a proteger a natureza para as pessoas — para melhorar drasticamente a precisão e a velocidade da análise da coleta de dados de ciência ambiental.

A iniciativa, chamada HP Earth Insights, oferece análise em tempo quase real de dados coletados em campo e já está produzindo novas informações que indicam um declínio de uma percentagem significativa das espécies monitoradas. O projeto serve como um sistema de alerta precoce para os esforços de conservação, permitindo respostas proativas de ameaças ambientais.

O HP Earth Insights aplica a tecnologia de big data da HP para a pesquisa ecológica que está sendo conduzida pela CI em 16 florestas tropicais em todo o mundo, duas delas no Brasil. As florestas tropicais são o lar de aproximadamente 30 milhões de espécies — metade de todas as plantas e animais da terra — e geram 40% do oxigênio da terra.

De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, as florestas tropicais estão desaparecendo a uma velocidade de cerca de 18.000 milhas quadradas (4.6 milhões de hectares) por ano. Os dados e análises do HP Earth Insights serão compartilhados com os gerentes das áreas protegidas para desenvolver políticas relativas à caça e outras causas de perda das espécies desses ecossistemas.

“O HP Earth Insights está transformando a ciência ambiental. Até agora, dados corretos, tecnologia e escala têm estado visivelmente ausentes do nosso ramo”, afirma Peter Seligmann, presidente e diretor geral da Conservation International. “O que antigamente levava semanas, meses ou mais para uma equipe de cientistas analisar, agora pode ser feito por uma única pessoa em algumas horas”, comemora Seligmann.

• Das 275 espécies sendo monitoradas, 60 espécies — ou 20%— ou estão diminuindo significativamente na população ou é provável que diminuam em comparação com os níveis padrão.
• Os resultados indicam que 33 das espécies que estão sendo monitoradas — ou 12% — diminuíram significativamente em quantidade. Entre elas estão: o urso malaio e o javali selvagem, encontrados na Malásia (Reserva Florestal Pasoh), o ágil mangabei, encontrado na República do Congo (Nouabalé Ndoke), e o furão-grande, encontrado no Equador (Yasuní).
• A população do gorila ocidental, que vive na República do Congo (Nouabalé Ndoke) e é considerado uma espécie Criticamente Ameaçada de Extinção, provavelmente está em declínio — aproximadamente 10% em relação ao nível padrão de 2009 — de acordo com os novos dados.
• Os seguintes insetívoros provavelmente estão em declínio: o rato-da-lua e a civeta das palmeiras mascarada, encontrados na Malásia (Reserva Florestal Pasoh), o mangusto bandado, o musaranho elefante de quatro dedos e o musaranho-elefante xadrez, encontrados na Tanzânia (Udzungwa), o tamanduá mexicano, encontrado na Costa Rica (Volcàn Barva) e o grande musaranho-da-árvore, encontrado na Indonésia (Bukit Barisan).

Para este projeto, a HP está fornecendo uma solução personalizada que aproveita a capacidade das suas ofertas de big data para enfrentar os desafios enfrentados pelos cientistas da CI:

• A Plataforma Analítica HP Vertica — uma ferramenta de software de última geração, projetada para gerenciar e analisar volumes de dados massivos e em rápido crescimento, com precisão e velocidade sem precedentes — será utilizada para atender às necessidades dos cientistas da CI para coletar, armazenar e avaliar uma variedade gigantesca de dados. A Plataforma Analítica HP Vertica é a base da HAVEn HP, que fornece a capacidade de gerenciar, transformar e analisar o espectro total de dados estruturados, semi-estruturados e não estruturados para clientes e parceiros, com desafios de dados complexos.
• O Sistema de Análises de Índice de Imagens da Vida Selvagem (WPI)— um painel de controle e ferramenta de análises construídos pela HP Enterprise Services que permite a visualização de percepções orientadas para dados, de fácil utilização, para serem acessadas a qualquer momento, em qualquer lugar.

Atualmente, o HP Earth Insights gerencia três Terabytes de informações críticas da biodiversidade, incluindo mais de 1,4 milhão de fotos e mais de três milhões de medições climáticas. O projeto analisa, com velocidade sem precedentes, as crescentes entradas de dados relacionados com as espécies, vegetação, precipitação, temperatura, reservas de carbono, umidade e muito mais, reunidas em armadilhas fotográficas e sensores climáticos em 16 florestas, para fornecer resultados sobre o ambiente que anteriormente eram desconhecidos.

Em um esforço para ajudar a criar um mundo mais sustentável, o HP Earth Insights usa nossos produtos e serviços para fornecer análises quase em tempo real, para proporcionar aos cientistas informações ambientais mais precisas e mais úteis,” diz Meg Whitman, presidente e CEO da HP. “Os resultados do sistema de alerta precoce demonstram a capacidade da HP em usar big data para enfrentar os desafios mais complexos do mundo para os nossos clientes e parceiros em todos os setores, indústrias e organizações.”

O HP Earth Insights torna os seus resultados publicamente disponíveis para capacitar os formuladores de políticas e cientistas a responder proativamente às ameaças ambientais, à medida que vão surgindo e trabalharem juntos para encontrar as soluções.

“As florestas tropicais são uma parte vital do sistema de suporte da vida no planeta — precisamos delas para o ar que respiramos e para apoiar um ecossistema diversificado e saudável para a agricultura, medicina e recreação,” conta Seligmann.  “Sabemos que não podemos proteger o que não medimos, é por isso que a CI é extremamente focada em acelerar a nossa pesquisa e ter os dados mais precisos e atualizados para garantir que estamos fazendo o melhor para proteger os nossos recursos naturais”.

O HP Earth Insights está fornecendo análises nove vezes mais rápidas do que as anteriormente disponíveis e gerando informações de tendência utilizável sobre as espécies e os impactos das alterações climáticas, das pessoas e do uso da terra com o objetivo de ajudar a proteger esses recursos importantes.

O HP Earth Insights demonstra as capacidades ponta-a-ponta da HP em ação, dos tablets HP Elite Pads que atendem aos requisitos de mobilidade dos cientistas para capturar dados nas florestas tropicais, aos servidores HP ProLiant alimentando sistemas de dados back-end, desenvolvendo o componente em nuvem existente para atender às crescentes necessidades de dados do projeto. A HP está trazendo para a CI as suas soluções personalizadas para o Novo Estilo de TI — a convergência de big data, mobilidade, segurança e nuvem.

Clique aqui e confira o vídeo disponibilizado pela HP.

Big Data na área geoespacial

Considerada como a próxima revolução no mundo dos serviços geoespaciais, o Big Data contextualizado geograficamente pode ser empregado para potencializar ou criar negócios inovadores. Pensando nisso,  a MundoGEO realizou recentemente o seminário online “Qual o futuro do GIS?“, que reuniu participantes de diversos locais para discutir  sobre o tema.

O seminário foi gravado e os vídeos estão disponíveis para serem adquiridos. Os arquivos deste webinar – bem como a agenda dos próximos seminários online – estão disponíveis em www.mundogeo.com/webinar.