A fim de atender a sociedade e possibilitar a integração entre sistemas, redes, dados e tecnologias – a chamada interoperabilidade -, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disponibiliza nesta sexta-feira (13/12), no portal da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde), os geosserviços de acesso à Base Cartográfica Contínua do Brasil na escala de 1:250.000 (1cm = 2,5 km).

Nova base cartográfica contínua do Brasil
Disponíveis geosserviços de acesso à Base Cartográfica Contínua do Brasil

Geosserviços são serviços web específicos para o domínio geoespacial, constituindo um poderoso conjunto de ferramentas para coletar, armazenar, recuperar sem restrições, transformar e apresentar dados espaciais associados a um determinado objetivo.

Os geosserviços disponíveis pela Inde seguem os padrões internacionais e estão alinhados com a arquitetura e-PING (Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico), possibilitando tanto o acesso aos dados quanto aos seus metadados (informações que explicam os dados). Através dos geosserviços, é possível exportar informações geoespaciais para uma ampla gama de formatos, tanto para edição de objetos como para a apresentação de mapas.

A Base Cartográfica Contínua tem suas camadas de informação publicadas com o prefixo “bc250” no portal de geosserviços do IBGE, podendo ser acessada por um dos visualizadores disponíveis na Inde: A Vinde ou o i3Geo.

Também está sendo disponibilizada hoje, no portal de download do IBGE, a base de dados da Base Cartográfica Contínua em formato de script de banco de dados aberto (PostgreSQL 9.x/PostGIS 2.x).