A Ford Motor Company está testando o novo software da Siemens que facilita a navegação virtual dentro suas fábricas de montagem, ajudando a empresa a melhorar a colaboração global e a aprimorar suas melhores práticas.

O novo aplicativo IntoSite do portfólio Tecnomatix é uma aplicação web baseada em nuvem desenvolvida utilizando a infraestrutura do Google Earth. O IntoSite detém uma versão 3D de plantas de montagem e permite aos usuários navegar virtualmente pelas fábricas, proporcionando uma ampla compreensão dos processos globais. O IntoSite foi desenvolvido pela unidade de negócios de software Siemens Product Lifecycle Management (PLM) .

“Estamos constantemente procurando maneiras de melhorar a padronização do sistema de produção da Ford em todo o mundo”, diiz John Fleming, vice-presidente executivo de manufatura global da Ford. “O piloto com o software IntoSite da Siemens está nos ajudando a explorar as possibilidades para o futuro da comunicação no local de trabalho inter-regional”.

Em qualquer local virtual, engenheiros e outros membros da equipe podem adicionar pinos – como fariam no Google Maps – e fazer o upload de conteúdo, como vídeos, documentos e imagens a estes pinos. Isso cria um espaço virtual privado, em que os usuários podem facilmente salvar e compartilhar materiais, ajudando a melhorar a comunicação dentro das fábricas e ao redor do mundo.

“Com o uso de uma plataforma que a maior parte do mundo já está familiarizada, o Google Earth, seremos capaz de aumentar a velocidade de adoção e implementação para nossas equipes de manufatura em todo o mundo”, disse Janice Goral, gerente de engenharia de produção de operações de veículos na Ford. “A informação então armazenada e transferida seria construída sobre nossos esforços existentes para melhorar o alinhamento de todo o mundo, e atender a um mundo onde a comunicação visual agora pode ser mais eficaz do que o e-mail.”

O programa piloto IntoSite, que está inicialmente sendo estudado na Fábrica de Montagem de Michigan da Ford, em Wayne, deverá gerar os seguintes benefícios para a Ford e toda a sua equipe de produção global:

• Eficiência: O IntoSite oferece uma oportunidade para armazenar e acessar documentos referentes a questões específicas em um único local, em vez de ter que acessar vários sistemas internos. Ele também simplifica o processo de compartilhamento de grandes arquivos de mídia, que muitas vezes requerem acesso a um terceiro programa de compartilhamento de arquivos ou o uso de unidades compartilhadas globais com o tamanho do arquivo e limites de duração de armazenamento.

• Globalização: Oferecendo a possibilidade de navegar virtualmente por plantas em todo o mundo, o IntoSite ajuda a unir localizações à visualizações do mundo real em um espaço online compartilhado.

• Padronização: Parte fundamental do sistema de produção da Ford, a padronização deverá melhorar em consequência da capacidade de compartilhamento de arquivos do aplicativo IntoSite, o que vai ajudar a resolver problemas de fabricação, estabelecer e compartilhar processos comuns globais, além de resolver inconsistências.

A Siemens desenvolveu o IntoSite como uma forma de ajudar os profissionais de manufatura a praticamente voar (de forma virtual) para qualquer local da fábrica em todo o mundo possibilitando explorar, alinhar, colaborar e compartilhar conhecimento. O IntoSite fornece acesso virtual às plantas para o planejamento de manufatura, resolução de problemas e compartilhamento das melhores práticas a nível mundial, sem a necessidade de visitas reais de alto custo.

“A Ford tem uma abordagem muito inovadora para a produção, por isso não é por acaso que eles são os primeiros a utilizar o IntoSite”, diz Zvi Feuer, vice-presidente sênior de software de engenharia de manufatura da Siemens PLM Software . “A Siemens e a Ford vêm trabalhando juntas há muitos anos para fechar a lacuna de conhecimento entre a engenharia e a manufatura. A implementação do IntoSite é o mais recente passo neste esforço e é outro exemplo de como as soluções da Siemens PLM permitem que fabricantes tomem decisões mais inteligentes que resultam em produtos melhores”.

O IntoSite facilita o acesso ao conhecimento que existe no PLM e em outros sistemas de TI, sem a necessidade de executar a tarefa complicada de acessar múltiplas fontes de dados para obter uma visão abrangente da planta. Além disso, ele aprimora a colaboração, permitindo o compartilhamento das melhores práticas, dicas e truques. O software promove também o compartilhamentode melhores práticas da fábrica local com a engenharia central e com outras fábricas, transformando a visão local em ganhos de eficiência da empresa.


Aproveite a promoção de natal e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto e recebe o Anuário de Empresas MundoGEO 2014!