O Consórcio Geoespacial Aberto (OGC, na sigla em inglês) anunciou os vencedores do prêmio “OGC Student App Challenge“. O evento tem como objetivo estimular graduandos e pós-graduandos no desenvolvimento de aplicativos em diversas temáticas.

O primeiro lugar ficou para o aplicativo WalkYourPlace app, desenvolvido pelo Sr. Poorazizi, que recebeu como premiação um Tablet Nexus, da Google. Além disso, o OGC irá patrocinar uma viagem para uma das próximas três reuniões de seu Comitê Técnico em 2014: março em Washington, EUA; setembro em Calgary, Canadá; ou dezembro em Tóquio, Japão. Nessa reunião, o aplicativo será reconhecido oficialmente em uma sessão plenária do Comitê Técnico. Também, a Universidade de Calgary receberá uma renovação de dois anos de sua atual filiação ao OGC.

O segundo prêmio foi para o aplicativo TinySOS, desenvolvido por Mohammad Jazayeri, também da Universidade de Calgary. Foram destacados durante o evento os aplicativos Cultural Impact, desenvolvido por Jade Lacosse e Greg Sebastian, da Universidade de Victoria, British Columbia, Canadá, e para o app BC Place Names, de Jin Soo Lee da  Universidade Nacional Pukyong, da Coréia do Sul, uma aplicação para pessoas com deficiência, desenvolvida em ambiente Android.

Os padrões abertos da OGC criam oportunidades para os desenvolvedores de aplicativos, para que produzam todos os tipos de informações de localização disponíveis para os usuários, independentemente da plataforma. Já que a maioria das fontes online de informação geográfica implementam padrões OGC, os aplicativos que implementam as normas do Consórcio possuem acesso a milhares de serviços geoespaciais e bancos de dados.

Mais informações: OGC App Challenge