O Brasil propõe à China esta semana, que o Cbers-4, quinto satélite do programa de sensoriamento remoto que os dois países desenvolvem em conjunto desde 1988, seja lançado em dezembro de 2014, da base de Taiyuan, na China.

A proposta foi elaborada em reunião na quinta-feira (19/12/13) no Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP), entre o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Coelho, do diretor geral do Inpe, Leonel Perondi, do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, por vídeo conferência, e técnicos ligados ao programa Cbers-4.

A AEB e o Inpe concordam que o prazo é bastante exíguo, que o risco é desafiador, mas entendem que as equipes técnicas das duas instituições estão capacitadas a concluir o cronograma nesse prazo.

Contribui para este esforço o fato de que a maior parte dos equipamentos do Cbers-4 já se encontrar na China, onde, neste caso, ocorrerá a fase de montagem, integração e testes do satélite. O cronograma prevê que técnicos brasileiros viajem à China no início deste ano para participar da instalação e teste de sistemas elétricos, uma das primeiras etapas a serem concluídas.

Fonte: AEB