O governo francês concordou recentemente em disponibilizar seus dados de observação da Terra Spot e distribuir, de forma gratuita para os usuários não-comerciais, imagens de satélite que tem, no mínimo, cinco anos de idade.

O anuncio foi feito pela Agência Espacial Francesa (CNES), seguido de um compromisso do governo francês realizou no dia 17 de janeiro, durante uma reunião em Genebra, entre os 80 governos que compõem o Grupo de Obervação da Terra (GEO em inglês).

Segundo a CNES, a decisão foi tomanda juntamente com a Airbu’s Defence and Space, anteriormente denominada Astrium Services, que desde 2008 tem sido a empresa que comercializa dados Spot. Ainda, a agência afirmou que a disponibilização destes dados é primeira grande contribuição do setor privado para a construção do Sistema Global de Observação da Terra (GEOSS).

O processamento já iniciou e, para este ano, serão disponibilizadas uma primeira parcela de 100 mil imagens. A decisão do governo francês segue uma decisão semelhante, feita em 2013, pela Comissão Europeia para colocar livremente grande parte dos dados, ópticos e de radar, obtidos pela constelação Copornicus de observação da Terra.

Curso sobre imagens de satélite e PDI

Existe, hoje, dezenas de satélites de sensoriamento remoto, com as mais diversas opções de imagens ópticas e de radar. Por outro lado, as técnicas de processamento digital das imagens evoluem a cada dia.

A próxima edição do MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, será realizada de 7 a 9 de maio de 2014, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Ao todo serão 36 cursos, seminários, eventos especiais e encontros de profissionais, que acontecerão ao longo de quatro dias – incluindo o pré-evento no dia 6 de maio.

Dentre as atividades confirmadas para o MundoGEO#Connect 2014 está o Curso Imagens de Satélites e Processamento Digital de Imagens. Com 6 horas de duração, este mini-curso terá como tema os conceitos que envolvem as imagens de satélites e as aplicações do Processamento Digital de Imagens (PDI).

Para mais informações e inscrições, clique aqui.