Geo Hackathon irá desenvolver soluções criativas e inovadores usando dados geoespaciais. Evento será realizado de 7 a 9 de maio em São Paulo

A MundoGEO tem o prazer de anunciar um novo evento em 2014, voltado ao desenvolvimento de soluções para a sociedade através da utilização de informações geoespaciais. O MundoGEOXperience – Maratona de Ideias Geográficas – acontecerá entre os dias 7 e 9 de maio, em paralelo à 4ª edição do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2014 – Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais – e será um espaço de integração, competição e desenvolvimento de soluções inovadoras para atender às demandas da sociedade, utilizando atributos de localização e análise geográfica.

MundoGEOXperience-1Entre as atividades deste novo evento está o Geo Hackaton, um encontro baseado na solução de problemas urbanos, com foco na Região Metropolitana de São Paulo, no qual serão apresentados desafios e dados geoespaciais para o desenvolvimento de soluções criativas e inovadoras para a sociedade.

O Geo Hackathon permitirá acesso a dados oficiais sobre a Região Metropolitana de São Paulo de forma inédita, para envolvimento e criação de ferramentas para melhor compreensão e gestão dos problemas urbanos. Ao participar do Geo Hackathon, organizado pela MundoGEO e seus parceiros do setor público e privado, os desenvolvedores farão parte de um amplo debate sobre os problemas em uma grande região metropolitana e as possíveis soluções. Como é um evento multidisciplinar, o Geo Hackathon será uma grande oportunidade para combinar, misturar e trocar dados e informações de diferentes áreas de conhecimento que tratam das questões urbanas.

Os participantes contarão com dados (fornecidos pelo governo e empresas), softwares (proprietários ou livres), suporte de mentores (Universidades), local e infraestrutura (MundoGEO). Duas instituições já confirmaram a disponibilização de dados: Emplasa (e órgãos conveniados) e IBGE. Os dados serão disponibilizados em bancos de dados (Oracle, PostgreSQL) e também em formato shapefile.

Geo HackathonO evento terá dois dias de duração, com a apresentação dos dados no dia 8 de maio às 11h da manhã e prazo para entrega dos projetos até dia 9 de maio às 15h. A avaliação, divulgação do resultado e premiação será nesse mesmo dia, às 16 horas.

Antes do início do Hackathon será feita uma palestra dos apoiadores, para apresentação dos dados disponíveis, critérios de avaliação, comissão julgadora e briefing sobre os desafios encontrados. Os desenvolvedores deverão inscrever-se individualmente, mas será sugerida a criação de grupos multidisciplinares logo após as palestras iniciais. Durante o Hackathon, os organizadores e mentores estarão a disposição para sanar eventuais problemas e dúvidas dos desenvolvedores. O espaço contará com mesas/cadeiras e “pufs” para descanso, além de equipamento áudio visual para a veiculação de recados importantes (como baixar os dados, contagem regressiva para o fim, etc.) e clipes musicais nos intervalos. Após o Hackathon, a avaliação será feita pela Comissão Julgadora, formada por representantes do Governo, Imprensa, Empresas, etc..

Como participar?

A participação no Geo Hackathon será gratuita e aberta a estudantes e desenvolvedores das áreas de Ciência da Computação, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Geografia, Design, Arquitetura/Urbanismo, entre outras. Não é necessário ser programador para participar, pois serão formadas equipes multidisciplinares durante a realização do Geo Hackathon.

Todas as atividades do MundoGEOxperience terão participação gratuita. Para mais informações e inscrições acesse www.mundogeoxperience.com e saiba tudo sobre este novo evento!

MundoGEO#Connect 2014

O MundoGEO#Connect LatinAmerica 2014, será realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Ao todo serão 36 cursos, seminários, eventos especiais e encontros de profissionais, que acontecerão ao longo de quatro dias – incluindo o pré-evento no dia 6 de maio. Em 2014, o participante poderá escolher exatamente quais os temas e dias que deseja participar. Além disso, ao se inscrever em duas atividades, o participante poderá escolher mais um curso, seminário ou evento especial sem custos. Conheça as novas opções de inscrição e a grade de atividades do MundoGEO#Connect 2014.

A feira de produtos e serviços do evento terá acesso livre, mediante registro antecipado. As inscrições para os seminários, fóruns e mini-cursos já estão disponíveis. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail connect@mundogeo.com ou telefone para (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848.

Sobre o MundoGEOXperience

O MundoGEOXperience – Maratona de Ideias Geográfica será realizado de 7 a 9 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), em paralelo à 4ª edição do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2014. Será um espaço de integração, competição e desenvolvimento de soluções inovadoras, utilizando atributos de localização e análise geográfica. Suas principais atividades são o GEO Hackathon – uma maratona de desenvolvimento de ideias e soluções, e o GEO Academia – um espaço inovador e interativo dirigido à divulgação de projetos de pesquisas aplicadas. O evento ainda terá três atividades paralelas: Encontro de Empresas Júnior e StartUps, II Encontro de Integração Governo, Universidades e Empresas e Encontro de Blogueiros de Geo e TI. Mais informações em http://mundogeoxperience.com/2014/.