A Cisco, empresa atuante na área de TI, e a AGT International, empresa de soluções para cidades, anunciaram a formação da “Aliança Estratégica Mundial da Cidade Inteligente” (Smart City Global Strategic Alliance), que irá realizar o potencial da “Internet de Tudo” (IoE – Internet of Everything), através de analítica de vanguarda e tecnologias de computação em nuvem, o que irá mudar, substancialmente, a administração e a segurança das cidades.

A combinação de rede inteligente, computação virtualizada e software de gerenciamento de vídeo da Cisco com a plataforma de software da “cidade inteligente”, gateway de sensores e analítica da AGT, irá disponibilizar a oferta eficaz e custo-eficiente de serviços que melhoram as vidas cotidianas dos cidadãos e aprimoram os serviços urbanos, nas áreas de transporte, saúde, infraestrutura de serviços públicos, prontidão para desastres e segurança pessoal.

“Hoje, 99 por cento do mundo físico não está conectado à Internet. Entretanto, as cidades constituem o epicentro da “Internet de Tudo”, em que pessoas, coisas, dados e processos podem ser conectados para oferecer novos e surpreendentes valores. Pense nas possibilidades. É uma visão que podemos perceber hoje, através da combinação única da rede e da tecnologia de computação incomparáveis da Cisco com a plataforma de vanguarda para cidades inteligentes da AGT. Com sua reconhecia liderança em soluções de software e de analítica, que melhoram a vida cotidiana, a AGT é a parceira ideal para transformar a administração das cidades”, afirmou Wim Elfrink, vice-presidente executivo para Soluções Setoriais e CGO da Cisco.

“A aliança entre a Cisco e a AGT é mais que um simples acordo de colaboração. A Cisco e a AGT estão em uma posição única para liderar o desenvolvimento de soluções de computação em nuvem para cidades. Ao combinar tecnologias avançadas com um conhecimento profundo das necessidades de mudanças nas cidades, podemos transformar a prestação de serviços pelas cidades”, completou.

Desenvolvida em torno da plataforma avançada de administração urbana, a solução aplica diversas tecnologias de sensoriamento e analítica, tais como analítica de vídeo e de acústica, participação em mídia social, reconhecimento de placas de veículos, reconhecimento facial, aquisição de comunicações móveis da população, aplicativos móveis para os trabalhadores civis da cidade, lixo inteligente e outras fontes. A plataforma de fusão (fusion) da AGT para cidades, alimentada pela tecnologia Cisco Unified Computing System™, usa análise de big data (análise inteligente de um volume excessivo de dados) para reduzir alertas falsos, ao mesmo tempo em que aumenta as taxas de detecção de incidentes. Compartilhar uma plataforma, infraestrutura e administração comuns permite aos órgãos públicos ser mais eficazes e custo-eficientes, especialmente quando tiver de lidar com cortes de orçamento. Todos esses benefícios podem ser conquistados em um modelo de administração descentralizada da cidade, em que a autonomia dos órgãos é mantida, ao mesmo tempo em que a reutilização é maximizada.

Curso Geoinformação na Gestão Municipal

A estruturação de projetos que envolvam geotecnologias em prefeituras deve partir da criação de uma cultura voltada ao entendimento, uso e disseminação de informações geográficas para funcionários e habitantes do município. Sendo assim, o desafio é, justificar o investimento e entender a estrutura geo mais adequada a economia de recursos e aumento de receita municipal.

A próxima edição do MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, será realizada de 7 a 9 de maio de 2014, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Ao todo serão mais de 30 cursos, seminários, eventos especiais e encontros de profissionais, que acontecerão ao longo de três dias.

Dentre as atividades confirmadas para o MundoGEO#Connect 2014 está o Curso Geo na Gestão Municipal. Com 6 horas de duração, este mini-curso vai proporcionar uma visão global e resumida dos desafios encontrados na implantação de um SIG em prefeituras, mesclando assuntos que vão de tecnologia a metodologias usadas em projetos municipais.

O instrutor será George Serra, Consultor em Geotecnologias. Para mais informações e inscrições, acesse a página do Curso Geo na Gestão Municipal. As vagas são limitadas!