Com a reforma administrativa anunciada no fim de julho de 2013 pelo governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, o Instituto de Geociências Aplicadas (IGA) incorporou a Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec), e juntas as duas instituições passaram a se chamar Instituto de Geoinformação e Tecnologia (IGTEC). A fusão foi oficializada com a publicação da lei número 21.081, ocorrida no dia 27 de dezembro. Para a direção geral do novo instituto foi nomeada a ex-dirigente do IGA, Cláudia Werneck.

Segundo informações oficiais, o IGTEC surge com a tradição das duas instituições de pesquisa na área de Ciência e Tecnologia da Administração Pública mineira, reunindo aproximadamente 100 servidores. Para a gestão dos trabalhos, foram estruturadas duas diretorias técnicas, a de Ciências Geodésicas e Ordenamento Territorial, sob responsabilidade de Aliane Maria Motta Baeta, e a de Pesquisa e Gestão de Tecnologias,  comandada por Eduardo Prates Octaviani Bernis.

As atribuições do extinto IGA foram incorporadas pelo IGTEC, portanto, todas as informações referentes à cartografia, geodésia, ordenamento territorial, limites intermunicipais, geografia e geoinformação do Estado de Minas Gerais estão sob responsabilidade do IGTEC.