O mercado de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) encontra-se cada vez mais aquecido. A procura e a oferta cresce gradativamente e, na medida em que o usuário se familiariza com esta tecnologia, desperta o interesse por novos desafios. A geração de mosaico de ortofotos já é uma realidade atual, e os desafios hoje são o controle de qualidade do produto final e a geração de Modelo Digital de Terreno (MDT). Alguns softwares disponíveis no mercado mostraram-se bem sucedidos na aerotriangulação e geração de ‘tie points’ (pontos de enlace) porém, eles não ofereciam a possibilidade de manipulação, edição e filtragem das nuvens de pontos geradas.

De olho neste novo mercado, durante o evento Intergeo 2013, realizado na Alemanha, a Trimble anunciou a nova versão 5.6 do seu software fotogramétrico Inpho, lançado comercialmente neste primeiro trimestre de 2014. Com mais de 30 anos de desenvolvimento e pioneineirismo na fotogrametria digital, o Inpho é conhecido mundialmente por ser o melhor software de fotogrametria do mercado. A versão 5.6 teve melhorias significativas em seu desempenho, fluxo de trabalho, ferramentas e controle de qualidade dos resultados, levando a uma maior produtividade geral. A nova versão conta com uma interface de usuário em inglês e alemão. Outros pacotes de idiomas em chinês, russo e espanhol estão sendo preparados.

Novo módulo UAS Master

Software Inpho-Drones-Trimble-Alezi TeodoliniO novo módulo UAS Master, grande novidades da nova versão, veio para preencher a lacuna entre os fluxos de trabalho simples (automáticos) para um usuário não especializado em aerofotogrametria e fluxos de trabalho detalhados, para um usuário especialista. Ele combina fluxos de trabalho guiados, muito intuitivos e com flexibilidade, ferramentas de edição interativas altamente eficazes e relatórios completos de garantia de qualidade exigidos por usuários avançados. Além disso, o UAS Master tem um conceito de mercado aberto e, portanto, é capaz de processar dados de quase todos os fabricantes de VANTs. O módulo é capaz de processar dados de veículos de asa fixa, assim como drones do tipo helicóptero. O software de processamento provou ser bem sucedido, mesmo em pesquisa com balões e outros tipos de sistemas aéreos não tripulados.

O UAS Master inclui tecnologia avançada que foi personalizada para fornecer resultados de alta qualidade, a partir das características específicas de dados VANT. A incorporação de algoritmos especializados de visão computacional produz, automaticamente, resultados precisos,  com intervenção manual mínima. Além disso, o software é compatível com todos os outros módulos padrões do Inpho, permitindo aos usuários experientes uma flexibilidade e qualidade maiores.

O UAS Master está com uma promoção de lançamento para usuários do software Inpho. Aqueles que possuem a manutenção em dia de algum dos módulos do Inpho ganharão 40% de desconto na compra, valor oferecenido também para usuários dos softwares Pix4UAV, PhotoScan, Correlator3D e EnsoMosaic UAV (outros softwares mediante a consulta). Para efetuar a compra com desconto, será necessária a apresentação de documentos que comprovem a aquisição dos softwares mencionados acima. Este desconto será ofertado até abril deste ano.

A Alezi Teodolini é representante exclusiva do software Inpho no país. Para valores ou mais informações, entre em contato com o Eng. Manoel Silva Neto, responsável pelo departamento de fotogrametria da empresa, no telefone (11) 3868-0822.

Informações detalhadas sobre o software, você encontra no boletim técnico da Alezi Teodolini.