A Embrapa Monitoramento por Satélite está selecionando bolsistas para atuar em projeto de pesquisa sobre mudanças de uso da terra e processos de degradação florestal na Amazônia. O projeto foi aprovado em edital do CNPq no âmbito do Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA). Os candidatos devem ter nível superior e experiência de seis anos em atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação.
Serão analisadas a experiência profissional e o conhecimento do candidato sobre a região Amazônica, participação em publicações técnico-científicas e conhecimentos em automação de processamento de dados geoespaciais ou de linguagem de programação. Os bolsistas irão desempenhar atividades relacionadas ao processamento e interpretação de imagens de satélite, de dados oriundos de sistema LiDAR aerotransportado e de inventários florestais, principalmente de espécies nativas. Também atuarão no desenvolvimento de modelos matemáticos e estatísticos para estimativa de biomassa florestal.
O projeto de pesquisa aprovado no âmbito do Programa LBA vai avaliar os processos de degradação florestal na Amazônia e a sua relação com a exploração madeireira, o desflorestamento, a fragmentação das paisagens e a ocorrência de incêndios florestais de sub-bosque. Três regiões com distintos históricos de ocupação foram selecionadas para o estudo – Paragominas e Santarém, no Pará, e Feliz Natal, em Mato Grosso.
A proposta é oferecer uma visão integrada do processo de degradação florestal e sua interação com fatores humanos, a partir de uma visão multitemporal e multiescalar da paisagem. Um dos resultados será o estabelecimento de um banco de dados geoespaciais, disponibilizado na internet via WebGIS. Serão utilizadas séries temporais de imagens de satélite para a reconstrução do histórico de degradação. Levantamentos aerotransportados e coletas de dados de campo permitirão estimar alterações na biomassa.
O projeto é liderado pela Embrapa Monitoramento por Satélite e tem a parceria e colaboração de diversas instituições nacionais e internacionais, como a Embrapa Amazônia Oriental, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), a agência espacial americana Nasa, o Serviço Florestal Americano e universidades do Brasil e do exterior.
São oferecidas três bolsas DTI-A com duração de 12 meses, podendo ser renovadas. As atividades serão desenvolvidas no Grupo de Pesquisas e Inovações Geoespaciais da Embrapa Monitoramento por Satélite, em Campinas (SP). Todas as informações sobre o processo de seleção estão disponíveis no site www.cnpm.embrapa.br/estagio. As inscrições serão feitas até o dia 28 de fevereiro de 2014, via e-mail cnpm.supsgp@embrapa.br.
Anuncie no Portal MundoGEO
Para anunciar uma vaga no Portal MundoGEO, envie um e-mail para redacao@mundogeo.com com a descrição do cargo, o local de trabalho e o e-mail para contato.
Aproveite a promoção de verão e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto!