Apresentadas em um novo site recém lançado pela empresa, soluções focam no bem-estar do cidadão, desburocratização da informação, transparência administrativa e agilidade nos processos públicos

Vários desafios são enfrentados pelas cidades. Do desenfreado aumento populacional até o corte dos gastos, os municípios têm de lidar com diversos fatores para realizar a gestão pública de forma eficiente e benéfica para toda a população, levando em consideração os setores de saúde, saneamento, educação, transporte, segurança e todos os outros requisitos básicos da vida moderna.

Pensando em como melhorar a administração urbana, a Imagem, empresa atuante no mercado de Sistemas de Informações Geográficas (GIS), lançou um novo site – http://cidades.img.com.br/ – com cinco soluções exclusivas para o segmento de Governo Municipal, com foco especial no bem-estar do cidadão, desburocratização da informação, transparência e agilidade dos processos.

“Acreditamos que a tecnologia tem o poder de transformar a vida das pessoas nas pequenas e grandes cidades, por meio de ações que integrem estudos geográficos, como densidade demográfica, distâncias e formação do terreno, somados a inteligência analítica e inovação do uso da informação”, afirma Samuel Mota, Gerente para Governos Municipais da Imagem.

As novas ofertas da companhia incluem: Informação Acessível, Mobilidade Urbana, Engajamento do Cidadão, Eficiência Administrativa, e Planejamento Estratégico. Todas elas rodam na nova plataforma de gerenciamento de dados municipais da Imagem, o Civitas, que possui a capacidade de integrar diversas informações da administração e dos processos de negócios públicos, a fim de proporcionar uma visão holística da cidade. “Os objetivos das novas ferramentas da Imagem são diminuir a burocracia, aprimorar os serviços públicos e criar um canal para o cidadão poder ser ouvido, de maneira simples e informativa para toda a população”, diz Mota.

A Imagem tem investido no segmento com o objetivo de desenvolver soluções inovadoras para ajudar a resolver os principais desafios da administração urbana, disponibilizando tecnologia de ponta e serviços customizáveis para cada necessidade dos municípios. “Vemos no setor de Governo Municipal muitas oportunidades e um amadurecimento crescente na adoção do georefenciamento em cidades do mundo todo. Por isso acreditamos que estamos no caminho certo para auxiliar cada vez mais os gestores públicos e os cidadãos a alcançarem melhores condições de vida nas grandes e pequenas cidades do Brasil”, finaliza o executivo.

As novas ofertas permitem:

• Informação Acessível: Prover dados para a população de forma organizada e de fácil acesso, informações administrativas até ferramentas práticas para beneficiar a vida da população, e também todo o ecossistema administrativo de uma cidade.

• Mobilidade Urbana: Planejar a locomoção populacional em determinada área, região ou mesmo em todo o município, indo além do transporte público ou privado convencional (carros e ônibus), considerando também a acessibilidade e elaboração de projetos metroviários com base em estudos geoespaciais e geológico.

• Engajamento do Cidadão: Criar um canal de comunicação com a população, permitindo medir o nível de satisfação do município e dando a possibilidade para o cidadão pautar a administração pública sobre as necessidades urbanas decorrentes de cada área da cidade.

• Eficiência Administrativa: Auxiliar na gestão municipal como um todo, dos fluxos de trabalho até o mapeamento dos investimentos públicos, através da análise dos dados geográficos e informações de difíceis captura, como imagens geográficas, geológicas e dimensionais das cidades, e a partir disso dar a visão de todos os empreendimentos urbanos, dos benefícios até os obstáculos enfrentados pela administração municipal.

• Planejamento Estratégico: Permite uma visão holística da gestão municipal e das necessidades do município. As cidades têm um desafio crescente que é a diminuição dos orçamentos, e do aumento da exigência da população. E o planejamento ajuda a fazer mais com menos.

Curso irá capacitar sobre uso de geo na gestão de municípios

A próxima edição do MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, será realizada de 7 a 9 de maio de 2014, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Serão quase 30 cursos, seminários, eventos especiais e encontros de profissionais, que acontecerão ao longo de três dias.

Dentre as atividades confirmadas para o evento está o Curso Geoinformação na Gestão Municipal. Com 6 horas de duração, este mini-curso visa proporcionar uma visão global e resumida dos desafios encontrados na implantação de um SIG em prefeituras, mesclando assuntos que vão desde tecnologia até metodologias usadas em projetos municipais.

Para mais informações e inscrições, acesse a página do Curso Geo na Gestão Municipal. As vagas são limitadas!