O projeto de pesquisa em desenvolvimento “Aplicação de geotecnologias na orientação do uso da Terra com base nos Impactos das mudanças climáticas globais: sub-bacias hidrográficas litorâneas do estado de São Paulo e do estado do Rio de Janeiro” anunciou que finalizou mais uma fase e estão disponíveis cartas-imagem e mapas temáticos de uso da Terra e cobertura vegetal dos municípios de Ubatuba e Caraguatatuba/SP, e também de Paraty, Angra dos Reis e Mangaratiba/RJ.

O mapeamento foi gerado a partir de imagens de satélites de alta resolução do sistema orbital THEOS (Thailand Earth Observation Satellite) (Thaichote), com uso de bandas multiespectrais (15 metros de resolução espacial) e pancromática (2 metros de resolução espacial), com data de aquisição/tomada em 25 de abril 2012. Os produtos cartográficos foram gerados nas escalas 1:250.000, 1:50.000 e 1:10.000.

De acordo com a coordenação, esta documentação cartográfica já encontra-se disponível no site www.georeferencial.com.br/litoral-norte-de-sp-e-sul-do-rj/ e tem servido de alvo de validação contínua e de suporte às ações relacionadas à gestão municipal, diretamente a empreendimentos associados a planos e planejamentos urbanos, assim como ponto de partida para revisão de planos diretores locais.

Além disso, trata-se de resultados consistentes deste projeto de pesquisa financiado pela FAPERJ e FAPERJ, no contexto do Edital nº Edital 23/2010 (Programa FAPERJ-FAPESP – Mudanças Climáticas Globais – 2010), onde também há como beneficiados a população local, nas zonas costeiras envolvidas, sujeitas a impactos de mudanças climáticas globais (eventos extremos).

Os produtos cartográficos foram gerados nas escalas 1:250.000, 1:50.000 e 1:10.000

A coordenação do projeto é o professor Dr. Gilberto Pessanha Ribeiro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), hoje professor do Instituto do Mar (UNIFESP) na baixada santista, e a professora Celia Regina de Gouveia Souza do Instituto Geológico da Secretaria de Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo.

Os mapas elaborados estão disponíveis, em formato PDF,  abaixo:

Mapas temáticos de “Uso da Terra e Cobertura Vegetal”, na escala 1:50.000 (bandas Multi);
Mapas temáticos de “Uso da Terra e Cobertura Vegetal”, na escala 1:10.000 (bandas Pan);

Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no endereço eletrônico: http://georeferencial.com.br/linhas-e-projetos-de-pesquisas/