Neste painel a Federação Internacional de Agrimensores (FIG) tem o prazer de trazer artigos sobre o campo internacional da agrimensura

O que é a FIG?

FIG é a principal organização internacional que representa os interesses dos agrimensores em todo o mundo. É uma federação das associações-membro nacionais e abrange toda a gama de campos profissionais dentro da comunidade global de agrimensura, cartografia e topografia. Ela fornece um fórum internacional para discussão e desenvolvimento, com o objetivo de promover padrões para a prática profissional.

A FIG foi fundada em 1878, em Paris, e era conhecida como “Fédération Internationale des Géo-
mètres”, correspondendo a “International Federation of Surveyors”, em seu termo globalizado. É uma organização não governamental reconhecida pela ONU, representando mais de 120 países em todo o mundo. Seu objetivo é garantir que, nas disciplinas de Topografia e Levantamentos, seus profissionais atendam às necessidades dos mercados e das comunidades em que servem.

Quem são os membros da FIG?

Os profissionais associados à FIG trabalham com os setores público e privado, e são representados pelas comunidades científica, de pesquisa e acadêmica, bem como das tecnologias espaciais e de serviços. A FIG funciona através da boa vontade, de recursos e da contribuição de seus membros e do seu corpo de voluntários de todo o mundo.

Os membros da FIG consistem em: Federações membros; Afiliados (grupos de agrimensores ou organizações que realizam atividades profissionais); membros corporativos; membros acadêmicos , membros correspondentes (um indivíduo pode ser nomeado mesmo quando não se encaixa em nenhuma associação ou grupo de agrimensores elegível para participar como membro da FIG).

Congresso em 2014

A cada quatro anos a FIG organiza um congresso onde milhares de agrimensores, topógrafos e demais profissionais de todo o mundo reúnem-se para adquirir novas inspirações, em especial sobre os desenvolvimentos e contribuições atuais que permitam a esta profissão continuar atrelada ao conhecimento e às melhores práticas.

O Congresso FIG de 2014 será realizado de 16 a 21 de junho em Kuala Lumpur, Malásia. O evento será uma mistura de sessões plenárias e workshops técnicos, contendo uma exposição comercial e vários eventos paralelos e funções sociais, configurando uma oportunidade única para discutir as melhores práticas dentro da atividade profissional. Leia mais em www.fig.net/fig2014.

Nos próximos artigos iremos trazer novidades e notícias sobre a FIG e o Mundo da Topografia e Agrimensura.

Louise Friis-Hansen
FIG Manager
louise.friis-hansen@fig.net
www.fig.net