O satélite de navegação Glonass-M, lançado na noite de domingo para segunda-feira (24/3) do cosmódromo de Plesetsk, atingiu a órbita pré-determinada.

O coronel Alexei Zolotukhin, representante do serviço de imprensa do ministério da defesa da Rússia, informou que o míssil Soyuz-2.1B, com o satélite Glonass-M a bordo, foi lançado às 02 horas 54 minutos, hora de Moscou.

Satélite Glonass-M foi lançado com sucesso | Imagem: EPA

O novo Glonass-M juntou-se aos 28 satélites Glonass atualmente em órbita. Vinte e quatro satélites estão atualmente em operação, enquanto três servem como reposição e reserva e um está em fase de testes de voo.

O sistema Glonass requer pelo menos 18 satélites operacionais para que os serviços de navegação operem em todo o território russo e 24 satélites para fornecer serviços de navegação em todo o mundo. Até 2020, a Rússia planeja ter 30 Glonass-M de nova geração e satélites Glonass-K em órbita, incluindo seis de reserva.

O sistema, que foi lançado oficialmente em 1993, é a resposta da Rússia ao Sistema de Posicionamento Global dos Estados Unidos, o GPS. O sistema forcene dados de posicionamento em tempo real com uma precisão de um metro. O programa Glonass foi iniciado na década de 1970, mas passou por uma reformulação em 2001.

Com informações do Rádio Voz da Rússia