Geotecnologias são cada vez mais utilizadas no planejamento e elaboração de políticas públicas. Benefícios são vistos na redução de custos e na melhoria dos serviços prestados à população

Administração Municipal de PrecisãoDados geográficos e ferramentas geoespaciais são peças chave em projetos que visem contribuir para uma gestão pública eficiente. Cada vez mais órgãos públicos e municípios vem criando uma “cultura” voltada ao entendimento, uso e disseminação de informações geográficas para funcionários, habitantes e usuários de serviços públicos. Passando pelos conceitos de Cidades Inteligentes (Smart Cities), Infraestruturas de Dados Espaciais (IDEs) e Cadastro Técnico Multifinalitário, a geoinformação está presente em todas as esferas públicas, e suas ferramentas contribuem para a gestão eficaz e mais consciente de áreas urbanas.

As diferentes formas e usos dos dados e ferramentas geográficas para a gestão pública irão nortear muitos dos debates e apresentações do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2014, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, que será realizado de 7 a 9 de maio de 2014 no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Serão quase 30 cursos, seminários, eventos especiais e encontros de profissionais e, dentre elas, os seguintes eventos terão a gestão pública como foco principal.

Seminários: diferentes formas e usos da geoinformação

No dia 7 de maio, o seminário Gestores Públicos de Geoinformação terá sua segunda edição, reunindo representantes das principais instituições globais ligadas à geoinformação para apresentar projetos e soluções geoespaciais para governos. Estarão presentes especialistas da Secretária de Meio Ambiente de São Paulo, Ministério do Planejamento/Concar e IBGE, e ainda palestrantes de empresas e instituições internacionais como Blue Marble, Associação gvSIG, IPGH, GeoSUR, Google, HERE, Esri, BlackBridge, OGC, Ministério do Ambiente do Peru, Presidência da República do Uruguai, IDECA Bogotá – Colômbia e INEGI – México/GGIM-Américas. Este evento terá tradução simultânea para Português, Inglês e Espanhol.

Já o Seminário Geoinformação para Municípios, no dia 8 de maio, irá reunir vários especialistas para debater o uso das geotecnologias para a gestão de cidades mais inteligentes e sustentáveis. Representantes de empresas e instituições estarão presentes para compartilhar experiências, projetos realizados e casos de sucesso em cidades do Brasil e de outros países.

Para debater sobre os desafios dos projetos envolvendo geotecnologias no Estado de São Paulo, no dia 9 de maio vai acontecer o Seminário Geoinformação no Estado de São Paulo. Neste seminário, realizado em parceria com a Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), gestores públicos, usuários, representantes de empresas e instituições públicas estarão presentes para compartilhar experiências, projetos realizados, novas tecnologias, tendências e aplicações. Profissionais atuantes em Secretarias e Prefeituras vão demonstrar os desafios encontrados na implantação de Sistemas de Informações Geográficas (GIS) em prefeituras e órgãos públicos, além de aplicações específicas das informações geoespaciais. Além disso, um dos debates vai apresentar sobre Segurança Pública, com presença da Polícia Militar e do Ministério Público do Estado de São Paulo.

Capacitação e atualização profissional

Pela multifinalidade e abrangência de áreas, o Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM) deve ser pauta obrigatória em discussões e reuniões sobre planejamentos municipais. O que se fala muito é a questão da organização de dados de vários órgãos, que se mantêm dispersos, dificultando o trabalho e comprometendo a agilidade nos processos de regularização de terrenos, por exemplo. O mini-curso Cadastro Técnico Multifinalitário vai apresentar os conceitos e desafios para implantação do CTM.

No dia 9 de maio o curso Geoinformação na Gestão Municipal, com uma carga de 6 horas, visa proporcionar uma visão global e resumida dos desafios encontrados na implantação de um SIG em prefeituras, mesclando assuntos que vão desde tecnologia até metodologias usadas em projetos municipais.

Para mais informações, conheça a grade de atividades do MundoGEO#Connect 2014 .

Promoção!

Em 2014 o participante do MundoGEO#Connect poderá escolher exatamente quais os temas e dias que deseja participar. Além disso, ao se inscrever em DUAS atividades, você poderá escolher MAIS UM curso, seminário ou evento especial sem custos. Conheça as novas opções de inscrição e a grade de atividades do MundoGEO#Connect 2014.

A feira de produtos e serviços do evento terá acesso livre, mediante registro antecipado. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail connect@mundogeo.com ou telefone para (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848.

Sobre o MundoGEO#Connect 2014

O MundoGEO#Connect LatinAmerica – Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais é o maior evento do setor na América Latina. Sua 4ª edição será realizada de 7 a 9 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Ao todo serão 30 atividades e mais de 120 palestrantes envolvidos nos cursos, seminários, eventos especiais e encontros de profissionais, que acontecerão ao longo de três dias. Além disso, o evento terá uma feira de produtos e serviços com acesso livre e mais de 70 marcas globais, tais como Trimble, ESRI, Google, Digital Globe, Hexagon, Leica, Rapideye, Topcon, Garmin, entre outras. Para conhecer a planta da feira, acesse https://mundogeoconnect.com/2014/planta-da-feira/.