Pesquisadores brasileiros, alemães, franceses, americanos e japoneses se reuniram no Rio de Janeiro, durante Workshop Scientific Drilling, para discutirem parceria inédita para o desenvolvimento de pesquisas que vão investigar os processos de evolução geológica no fundo dos oceanos. A ideia do encontro é formar um consórcio entre esses países que fazem parte do International Ocean Programa Discovery (IODP) para ampliar o conhecimento científico no Atlântico Sul.

Diretor Roberto Ventura durante apresentação do programa de pesquisa brasileiro | Foto: CPRM

Durante três dias 50 cientistas debateram propostas que serão apresentadas a IODP que prevê a perfuração para coleta e análise de amostras de rochas em pontos estratégicos, na Elevação do Rio Grande, Platô de São Paulo e em Walvis Ridge, na costa da África. O encontro promovido pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), em parceria com a Petrobras, Universidade de Heidelberg e Unesp faz parte das comemorações do ano do Brasil na Alemanha.

O diretor de Geologia e Recursos Minerais da CPRM, Roberto Ventura, um dos coordenadores do workshop, apresentou as novas descobertas geológicas feitas pela empresa na Elevação do Rio Grande e Platô de São Paulo, locais onde a instituição realiza um audacioso programa de pesquisa de geologia marinha que reforça a presença brasileira no Atlântico Sul.

O diretor defende a iniciativa do encontro e destaca o protagonismo do Brasil ao sediar o evento, que segundo ele, é resultado do trabalho das pesquisas que a CPRM vem desenvolvendo nos últimos anos, seja na costa brasileira ou em águas internacionais do Atlântico. “Agora estamos saindo de uma fase operacional para uma etapa integradora onde buscamos reunir parceiros nacionais e do exterior. Queremos levantar grandes questões para a ciência que vão além da geração de dados”, afirma Ventura.

Parecia internacional para aquisição de navio – o pesquisador alemão, Ulrich Glasmacher, da universidade de Heidelberg destaca a liderança da CPRM no processo para viabilizar navio de perfuração que vai perfurar na crosta oceânica ou crosta litosférica. “O encontro foi muito bem sucedido, nós conseguimos juntar pesquisadores de vários países que estão se articulando juntos na direção de conseguirmos um navio de perfuração para fazermos pesquisas em parceria”, avalia Glasmacher.

Fonte: CPRM


Entrada livre na maior feira de geotecnologias da América Latina

O MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, acontece de 7 a 9 de maio de 2014 na cidade de São Paulo. Serão 30 atividades entre cursos, seminários, eventos especiais e encontros de profissionais. Confira o programa completo em https://mundogeoconnect.com/2014/grade/. Promoção especial: adquirindo duas atividades, a terceira é grátis. Inscrições antecipadas e grupos de profissionais têm descontos. Vagas limitadas!

A feira de produtos e serviços tem acesso livre, mediante registro antecipado. Mais informações em connect@mundogeo.com e (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848.