MundoGEO realizou cursos sobre GeoIncra e Cadastro Ambiental Rural na última semana. São Paulo receberá os dois treinamentos de 5 a 8 de maio

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental. Os procedimentos e todas as informações necessárias para a realização do CAR foram abordados no curso CAR: Legislação e Capacitação, que aconteceu em Curitiba, nos dias 9 e 10 de abril.

Promovido pela MundoGEO, no Victoria Villa Hotel, o treinamento abordou de forma prática e teórica o Código Florestal e os conceitos que envolvem o CAR, planos de regularização ambiental, compensação de área degradada, recomposição florestal, regularização de reserva legal, além da identificação de áreas de topo de morro e demais áreas de proteção ambiental, com a parte prática no software Quantum GIS.

“O curso de Cadastro Ambiental Rural oferecido pela MundoGEO, em parceria com a TGR Treinamentos, foi muito bem avaliado pelos participantes, principalmente pelo seu diferencial: a prática com o software livre Quantum GIS. Durante o treinamento foi debatido o Código Florestal e apresentado todo o procedimento para preencher e enviar os dados ao módulo off-line do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), atendendo a demanda dos profissionais atuantes na área”, afirmou Ivan Leonardi, tutor dos cursos e treinamentos online da MundoGEO.

Georreferenciamento: do Processamento ao Sigef

Dois dias antes, entre 7 e 8 de abril, aconteceu também em Curitiba o curso sobre Georreferenciamento de Imóveis Rurais, contemplando os conceitos indispensáveis para o georreferenciamento segundo a 3ª Norma Técnica, lançada em 2013 pelo Incra, de modo a garantir a Certificação sem problemas no futuro. Já concluído por quase 200 pessoas, este treinamento mostra na prática como gerar a planta e o memorial descritivo, acessar o site do novo Sistema de Gestão Fundiária (Sigef), requerer a Certificação e enviar as planilhas.

“Neste treinamento, nós comentamos não só a 3ª NTGIR, mas também os manuais que a completam, além de explicações sobre PDOP, RINEX, acurácia, etc.. Foi montado, passo a passo, um processo utilizando marcos reocupados, calculando a acurácia e ensinando técnicas práticas para evitar sobreposição”, afirmou Margarete Maria José Oliveira, instrutora dos treinamentos sobre CAR e GeoIncra.

Treinamentos sobre GeoIncra e CAR em São Paulo

A comunidade de geotecnologia e de geomensores de São Paulo e região terá, de 5 a 8 de maio, a oportunidade de participar dos dois treinamentos, que acontecerão no Centro de Convenções Frei Caneca, na capital palista. A instrutora dos treinamentos será, novamente, Margarete Maria José Oliveira, tecnóloga em geoprocessamento pelo Instituto Federal de Goiás (IFG), instrutora de treinamentos teóricos e práticos nas áreas de montagem de processos, levantamento em campo utilizando GPS e RTK, CAR, etc., e atuante há mais de seis anos em montagem de processos de Georreferenciamento e Reserva Legal, atendendo pessoas físicas e jurídicas de diversos estados do Brasil. Confira a seguir o cronograma dos treinamentos em São Paulo:

• São Paulo (SP), Centro de Convenções Frei Caneca:
5 e 6 de Maio – Georreferenciamento: do Processamento ao Sigef
7 e 8 de Maio – CAR: Legislação e Capacitação

Cada treinamento tem duração de dois dias (16 horas) e será realizado das 8h30 às 18 horas, com intervalos para almoço e coffee break. As inscrições podem ser feitas em cada curso separadamente, mas é oferecido desconto para quem se registrar nos dois temas. Para mais informações sobre assuntos, inscrições, horários, certificados, hospedagem, etc., acesse https://mundogeo.com/cursos/car-geoincra ou entre em contato com a MundoGEO pelo email cursos@mundogeo.com, skype cursos.mundogeo ou telefones (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848.

CAR - curso em Curitiba
Cursos sobre GeoIncra e Cadastro Ambiental Rural foram realizados em Curitiba, de 7 a 10 de abril