Lançado em português, em julho de 2013, site traz IDHM e mais de 200 outros indicadores sobre desenvolvimento humano em 5.565 municípios.

O site do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013 avança em uma etapa importante da promoção do livre acesso à informação. Inteiramente traduzido para o inglês e o espanhol, a ferramenta – que ficou conhecida por trazer o novo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) – poderá agora também ser utilizada por usuários não lusófonos.

Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Brasil em 1991 | Mapa: Reprodução

O site Atlas Brasil 2013 é uma plataforma online gratuita de acesso a indicadores sobre o desenvolvimento humano em 5.565 municípios. Desde seu lançamento, em julho de 2013, o site tem se mostrado instrumento indispensável para gestores públicos, pesquisadores e a sociedade em geral. “Esta é uma ferramenta verdadeiramente democrática. Nós já temos algumas evidências de que gestores públicos, formuladores de políticas e cidadãos estão usando a plataforma e seus dados para discutir as prioridades do desenvolvimento local”, diz Jorge Chediek, representante residente do PNUD no Brasil e coordenador do Sistema ONU no país.

“Além de uma cobertura extensiva da mídia sobre o IDHM e demais indicadores presentes na plataforma, só nos cinco primeiros meses depois do lançamento do site, nós já tínhamos registrado mais de 5 milhões de acessos”, completou.

Com esta nova etapa, o site Atlas Brasil 2013 torna-se também facilmente acessível a pesquisadores de outros países, empresas e entidades do setor privado interessadas em conhecer melhor o Brasil sob a perspectiva do desenvolvimento humano. O lançamento oficial da plataforma multilíngue aconteceu hoje, em um evento paralelo da 7ª Sessão do Fórum Urbano Mundial, realizado em Medelín, na Colômbia.

Um dos objetivos do site multilíngue é estimular outros países a adotarem iniciativas semelhantes, capazes de oferecer dados robustos sobre os países e, ao mesmo tempo, de proporcionar a todos o acesso a informações relevantes, claras e em linguagem amigável.

IDHM de regiões metropolitanas

O IDHM do Brasil cresceu 47,5% de 1991 a 2010 e hoje 74% dos municípios brasileiros têm médio e alto desenvolvimento humano. No entanto, esses números escondem desigualdades dentro de um mesmo município, entre seus bairros.

Com o intuito de conhecer melhor a realidade e as desigualdades das regiões metropolitanas brasileiras, está previsto para o final deste semestre o lançamento do IDHM de bairros de 16 regiões metropolitanas, dentre elas: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Fortaleza, Recife, Belém, Manaus, Goiânia, Vitória, Cuiabá, São Luís e Natal.

Assista abaixo um tutorial sobre a utilização do Atlas:

Para mais informações acesse http://atlasbrasil.org.br/2013/

Fonte: Pnud


Entrada livre na maior feira de geotecnologias da América Latina

O MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, acontece de 7 a 9 de maio de 2014 na cidade de São Paulo. Serão 30 atividades entre cursos, seminários, eventos especiais e encontros de profissionais. Confira o programa completo em https://mundogeoconnect.com/2014/grade/. Promoção especial: adquirindo duas atividades, a terceira é grátis. Inscrições antecipadas e grupos de profissionais têm descontos. Vagas limitadas!

A feira de produtos e serviços tem acesso livre, mediante registro antecipado. Mais informações em connect@mundogeo.com e (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848.