Despertando o interesse pela Geomática no Ensino Médio

A influência da atividade humana no planeta é tão expressiva que a comunidade científica já se refere ao período que estamos vivendo como Antropoceno. Existem evidências significativas das atividades antrópicas nos oceanos, atmosfera e na superfície dos continentes. A capacidade de sistematizar o conhecimento e produzir tecnologia é o que permite aos seres humanos realizar atividades, a ponto de alterar tão significativamente os ecossistemas terrestres.

Não resta dúvida que é através do conhecimento e da tecnologia que o homem modifica o local onde vive. Contudo, será que todos temos a capacidade de lidar com esse crescente volume de informações? Como as pessoas estão se apoderando do conhecimento e tecnologias disponíveis para modificar positivamente suas vidas? Por isso a importância das pessoas serem instruídas em como extrair informações úteis para que possam tomar suas decisões.

Neste sentido, está sendo desenvolvido o projeto “Desvendando o Sistema de Posicionamento por Satélite” com estudantes do 2° ano do ensino médio na Escola de Educação Básica Casimiro de Abreu, em Curitibanos (SC). A proposta de realizar a atividade em uma escola de ensino médio surgiu em resposta à chamada para financiamento de projetos realizada pelo CNPq e a mineradora Vale (edital nº 05/2012 – Forma Engenharia). Através desse projeto busca-se estimular atividades que potencializem a elucidação vocacional dos estudantes de ensino médio por graduações em engenharia e, com isso, buscar mitigar os efeitos do apagão de mão de obra qualificada experimentado em vários setores do país.

Este artigo faz parte da MundoGEO 75, edição da revista que já está disponível publicamente no Portal MundoGEO. Acesse e leia o artigo “Contra o (iminente) apagão de mão-de-obra” gratuitamente na íntegra!

Geo Hackathon irá premiar ideias e soluções geográficas inovadoras

MundoGEOXperience 1 Geo Hackathon irá premiar ideias e soluções geográficas inovadorasA MundoGEO tem o prazer de anunciar um novo evento em 2014, voltado ao desenvolvimento de soluções para a sociedade através da utilização de informações geoespaciais. O MundoGEOXperience – Maratona de Ideias Geográficas – acontecerá entre os dias 7 e 9 de maio, em paralelo à 4ª edição do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2014 – Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais – e será um espaço de integração, competição e desenvolvimento de soluções inovadoras para atender às demandas da sociedade, utilizando atributos de localização e análise geográfica.

Entre as atividades deste novo evento está o Geo Hackaton, um encontro que tem como objetivo encontrar soluções para problemas urbanos, com foco na Região Metropolitana de São Paulo, no qual serão apresentados desafios e dados geoespaciais para o desenvolvimento de soluções criativas e inovadoras para a sociedade. O evento terá dois dias de duração, com a apresentação dos dados no dia 8 de maio às 11h da manhã e prazo para entrega dos projetos até dia 9 de maio às 15h. A avaliação, divulgação do resultado e premiação será nesse mesmo dia, às 16 horas.

Como participar?

A participação no Geo Hackathon é gratuita e aberta a estudantes e desenvolvedores das áreas de Ciência da Computação, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Geografia, Design, Arquitetura/Urbanismo, Engenharias, entre outras. Não é necessário ser programador para participar, pois serão formadas equipes multidisciplinares.

Para mais informações e inscrições acesse www.mundogeoxperience.com e saiba tudo sobre este novo evento!