Recentemente foi oficializada a entrega do primeiro Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT ou Drone) de comando remoto da Tekever à Marinha Portuguesa. O evento, que contou com a presença o ministro da Defesa Nacional José Pedro Aguiar-Branco, e do Chefe do Estado-Maior da Armada Macieira Fragoso, contemplou ainda a primeira demonstração pública de um pequeno “avião” não tripulado que vai ser usado pela Marinha.

Apesar dos testes bem sucedidos, a sessão de demonstração de ontem não se livrou de um percalço, como atestam os vários vídeos que, entretanto, começaram a circular nas redes sociais. Segundo alguns internautas, o drone da Tekever apenas conseguiu descolar bem à segunda vez.

À RTP, a Marinha justificou a falha como ‘um erro de lançamento da aeronave’, que levou o elevador de descolagem do drone a bater no corpo da pessoa que o lançou.

A Tekever justificou a queda do drone com o fato de o projeto de parceria estar ‘numa fase inicial’:  “Sabíamos que podiam existir erros, e foi o que aconteceu. De qualquer forma, em pouco minutos iniciou-se uma nova missão, que foi muito bem-sucedida e que mostrou as excelentes capacidades do equipamento – que pode confirmar, aliás, pelas imagens captadas pelo AR4 durante a sua missão”.

Um comunicado da Tekever revela ainda que a entrega deste drone comandado remotamente é apenas uma parte da parceria estabelecida com a Marinha Portuguesa: “As duas entidades estão presentemente a colaborar em diversos projetos de I&D e validação operacional de equipamentos, com vista à consolidação do emprego de diversos RPAS da TEKEVER em missões marítimas”, revela a Tekever

Questionada pela Exame Informática, a Tekever explica que os protocolos não preveem, pelo menos para já, a compra de dispositivos voadores pela Marinha Portuguesa: “O equipamento não é comprado pela Marinha à Tekever, mas sim cedido no âmbito dos protocolos de colaboração estabelecidos. Assim, não existe lugar a qualquer aquisição de equipamento pela Marinha, ou a qualquer custo financeiro pela utilização do equipamento pela Marinha. O número e a tipologia de equipamentos não estão definidos e depende da evolução e das necessidades operacionais dos projetos em curso”, refere por e-mail a marca de drones portuguesa.

No Youtube já está disponível um testemunho da alegada decolagem falhada e pode ser conferido abaixo.

Fonte: Exame Informática

Curso sobre VANTs acontece em São Paulo

A próxima edição do MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, será realizada de 7 a 9 de maio de 2014, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

Dentre as atividades confirmadas para o evento está o Curso VANTs & Drones. Com 6 horas de duração, este mini-curso vai apresentar as aplicações, as arquiteturas, os tipos de testes aplicáveis e a regulamentação sobre aeronaves não tripuladas.

Os temas trabalhados serão Aplicações Operacionais de VANTs; Principais Sistemas e Arquiteturas; Sistemas de Propulsão; Tráfego Aéreo; Testes de VANTs; Regulamentação Atual no Mundo e no Brasil; Certificações e Processos Relacionados com os VANTs; Acidentes com VANTs, entre outros.

Para mais informações e inscrições, acesse a página do Curso VANTs & Drones. As vagas são limitadas!