O diretor-presidente Manoel Barretto, a chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais, Maria Glícia, e o geólogo Jorge Pimentel representaram a CPRM durante a reunião, que aconteceu nessa terça (06/05) no Itamaraty, em Brasília. O encontro faz parte das ações do Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos de Desastres Naturais (GIDES) e teve como objetivo avaliar o que já foi realizado, planejar as próximas ações e assinar o termo que inclui, oficialmente, a CPRM como parceira do Projeto.

Reunião do Projeto GIDES

Estiveram presentes na reunião os representantes do Ministério das Cidades, Ministério da Integração, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), da Casa Civil, do Ministério do Planejamento, do Ministério do Meio Ambiente, representantes da Jica Brasil, da Embaixada do Japão e órgãos parceiros.

A abertura do evento foi feita pelo diretor da ABC, embaixador Fernando Abreu, que saudou e agradeceu a presença dos parceiros. Ele enfatizou a importância da participação da CPRM, que já apoia o projeto, e expôs o que é esperado a partir dessa inciativa. “Nosso objetivo é garantir resultados satisfatórios na área de riscos e desastres naturais”, afirmou.

Manoel Barretto agradeceu e disse se sentir honrado pela oportunidade de fazer parte de um projeto que tem um significado social tão relevante. Barretto falou ainda sobre a importância dos órgãos estarem trabalhando juntos, em parceria. “Esse projeto, além de tudo que foi apresentado e os benefícios que traz para todos, tem uma questão muito importante que é a de trabalharmos no sentido de alcançar uma unificação na metodologia de trabalho. A experiência japonesa será fundamental para atingirmos esse objetivo e por isso temos uma expectativa muito grande com a nossa participação”, enfatizou.

Autoridades do Brasil e Japão no Itamaraty

Foi realizada a apresentação da “Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos de Desastres Naturais” que explicou o que é o projeto, que tem como objetivo a formulação de estratégias de avaliação de riscos, planejamento de expansão urbana e prevenção, recuperação e reconstrução de áreas de risco no Brasil. Para alcançar essas metas serão realizados treinamentos, cursos, seminários e workshops que buscam a troca de experiências entre Brasil e Japão.

Logo após a apresentação, foi aberta a palavra aos demais participantes buscando a discussão de estratégia e ações futuras. Ao final foi realizada a assinatura do Termo Aditivo ao instrumento legal já existente onde formaliza a participação da CPRM.

Fonte: CPRM