Parceria entre as iniciativas privada e pública viabilizou projeto

Uma parceria entre a Associação Paranaense de Empresas da Base Florestal (Apre), o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e a Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab) vai trazer importantes informações sobre os recursos florestais provenientes das florestas plantadas em todo o Estado. Desde maio de 2013, está sendo realizado no Paraná o Levantamento de Florestas Plantadas, que consiste no mapeamento de todas as áreas florestais. O objetivo desse inventário é fornecer dados confiáveis sobre as florestas plantadas existentes, como forma de subsidiar a formulação de políticas públicas e o desenvolvimento do setor florestal do Paraná. Até o momento, 70% do mapeamento das florestas já foi realizado e a  previsão de conclusão do estudo é no fim de 2014.

O levantamento foi dividido em duas etapas. No primeiro momento, as empresas ligadas à Apre enviaram bases de dados referentes aos seus plantios florestais. Com isso, obteve-se o mapa inicial do estudo. “Entramos em contato com nossos associados para que eles fornecessem as informações de seus bancos de dados. O inventário conta com a participação direta das empresas florestais do Paraná. O orçamento do trabalho, o cronograma e até mesmo o nível de precisão desejado estão relacionados à quantidade de informações dessas empresas”, explica Carlos Mendes, diretor executivo da Apre.

Na segunda etapa foram utilizadas imagens de satélite para fazer a identificação visual de todas as feições referentes à floresta plantada no Paraná. Para a realização do levantamento, a Seab e o SFB disponibilizaram recursos, equipamentos e veículos, além de oito engenheiros florestais, que estão trabalhando diretamente no projeto.

De acordo com a engenheira florestal do Serviço Florestal Brasileiro, Rozane Eisfeld, um dos pontos mais importantes do inventário é a oportunidade de integrar, em um único projeto, órgãos estaduais, federais, municipais e empresas florestais, melhorando e fortalecendo a relação entre eles. “Os governos estadual e federal têm como uma das metas principais aumentar a área de florestas plantadas. Entretanto, só é possível desenvolver um setor complexo como o florestal com uma sólida base de conhecimento técnico-científico. Neste contexto, o inventário e o mapeamento dos plantios florestais são fundamentais para diagnosticar aspectos relevantes do setor. Assim, poderemos nortear o planejamento estratégico, fornecer informações precisas para a iniciativa pública e privada e até mesmo servir de base técnica para atrair novos investidores para o Paraná”, garante.

Para Flavio do Nascimento, engenheiro florestal da Seab, o inventário vai disponibilizar ao setor informações confiáveis e precisas sobre a dimensão da área de florestas plantadas. Com isso, surge a possibilidade de melhorar o planejamento das ações da base florestal, bem como de seus investimentos. “Embora existam informações sobre florestas plantadas no Estado, estas estão concentradas principalmente nas grandes empresas do setor. Neste sentido, o levantamento busca trazer à tona as informações dos pequenos e médios produtores, espalhados por todas as regiões do Estado, que acabam ficando de fora dessas estatísticas. A partir destes dados, a Secretaria poderá fazer seu planejamento para desenvolver programas, ações e atividades voltadas ao setor de florestas plantadas considerando as realidades de cada região do Paraná”, completa.

Iniciativa privada

Como o Levantamento de Florestas Plantadas do Paraná vai fornecer ao setor estatísticas confiáveis sobre áreas e volumes, será possível promover políticas públicas com relação à floresta plantada. Dessa forma, a iniciativa privada poderá colher bons frutos. Para Carlos Mendes, as empresas e as indústrias terão a possibilidade de aumentar os projetos florestais existentes, além de alavancar novos. “As informações ficam disponíveis e o setor se beneficia com dados confiáveis. Assim, os empresários vislumbram oportunidades de aumentar seus parques florestais com novas florestas e novas indústrias, redirecionando seus investimentos”, comenta.

Segundo a engenheira florestal do SFB, decisões primordiais para as empresas, como a construção de novas unidades, a ampliação da fábrica ou a implantação de novos plantios, só são tomadas com um bom conhecimento da área de interesse. Por isso, este trabalho servirá para nortear decisões estratégicas das empresas. “As estatísticas oficiais, como a área total destinada ao plantio no Estado do Paraná, por exemplo, não são divulgadas. Este levantamento, usando imagens de satélite que cobrem todo o Estado, a partir de um mapeamento com imagens de alta resolução, é único no Paraná e vai fornecer, com confiabilidade, os dados que o setor precisa”, garante.