A Microsoft estreou recentemente um projeto conjunto do Bing, com parceria com o Instituto Pereira Passos, para o mapeamento de comunidades carentes no Rio de Janeiro (RJ). A primeira comunidade mapeada eletronicamente foi o Vidigal.

A iniciativa foi batizada de “Na Área” e segue o modelo de serviços de mapas como o Google Street View ou o Bing Mapas. A comunidade catalogada é reconstruída a partir de imagens registradas pelos próprios moradores, com o auxílio de câmeras de smartphones e GPS cedidos pelo projeto. O objetivo é destacar pontos de interesse e serviços locais e disponibilizá-los para o mundo.

Conforme explica Lúcio Tinoco, diretor de engenharia do Bing, “essas informações eram passada de boca a boca. Com o projeto Na Área, não só os moradores como também qualquer pessoa no mundo poderá conhecer melhor a comunidade, seus pontos de interesse, atrações e estabelecimentos comerciais e turísticos bastando acessar o buscador Bing.”

Os pontos mais importantes do Vidigal, localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro, já estão acessíveis na página do “Na Área”. Esta primeira etapa teve o apoio do fotojornalista Felipe Paiva, que também é morador da região. A proposta da iniciativa é ter mapeado todas as comunidades pacificadas da cidade até o final do ano.

Para Eduarda La Rocque, presidente do Instituto Pereira Passos, o objetivo é “inserir essas comunidades no mapa oficial da cidade, aumentando a integração desses núcleos ao restante do Rio. Usando recursos da iniciativa privada, fomentamos políticas públicas e estamos tendo sucesso com outros parceiros.”

Fonte: Uol


MundoGEO no Mundial! Aproveite a promoção da Copa 2014 e assine a Revista MundoGEO. Assinando agora você ganha 50% de desconto, um Anuário de Empresas 2014 com pesquisas exclusivas e 6 meses grátis de assinatura se o Brasil for Hexa!