Nos dias de jogos da Copa do Mundo 2014, é fácil acompanhar a previsão meteorológica das cidades-sede. O Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (LAPIS), localizado na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), está disponibilizando ao vivo esse monitoramento dos locais de jogos para qualquer interessado.

O objetivo do serviço é gerar e disponibilizar informações meteorológicas ao vivo voltadas às cidades-sede da Copa do Mundo 2014, para melhor atender o cidadão em dias de jogo.

Trata-se do serviço LAPIS na Copa do Mundo ao vivo, iniciativa que se tornou possível graças a uma estação para recebimento de informações meteorológicas em tempo real, instalada no LAPIS. O laboratório conta com a cooperação de diversos órgãos nacionais e internacionais de meteorologia por satélite. O sistema de telecomunicação dedicado, posto em funcionamento nos últimos anos, utiliza o serviço EUMETCast, sistema de baixo custo de transmissão de informações por satélite, em tempo real e em arquivo, projetado para distribuir imagens do satélite meteorológico Meoteosat Segunda Geração (MSG), de produtos e de serviços do Programa Global Earth Observation Systems of System (GEOSS).

O serviço LAPIS na Copa do Mundo ao vivo ainda está na fase inicial, mas já disponibiliza os seguintes produtos meteorológicos em tempo real: Imagens de Satélite; Meteogramas; Prognóstico On-Line; Mapas de Vento e Câmeras de Monitoramento.

Doze cidades-sede, já confirmaram o acesso a essas informações. Em dias de jogo, qualquer interessado pode acessar os produtos pelo site http://www.lapismet.com.