OGC LogoO Open Geospatial Consortium (OGC) e o Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia (JRC) assinaram um acordo de colaboração visando a implementação e uso de padrões geoespaciais.  Estão previstas contribuições mais eficazes para o processo de criação dos padrões OGC e a viabilização do cumprimento de objetivos e requisitos europeus no processo de desenvolvimento desses padrões – em particular em relação à aplicação da Directiva INSPIRE.

De acordo com Maria Betti, diretora do Instituto do Meio Ambiente e Sustentabilidade da JRC, “durante o desenvolvimento e implementação do INSPIRE, o JRC reuniu inúmeras experiências relativas à implementação de infraestruturas de dados geoespaciais e ambientais com base em padrões de interoperabilidade em um escala sem precedentes. As atividades conjuntas da OGC e da JRC serão fundamentais para alimentar esta experiência no processo de normalização internacional. ”

Sobre o JRC

Como serviço científico interno da Comissão, a missão do Centro Comum de Investigação é fornecer as políticas da União Europeia com apoio técnico-científico baseado em provas independentes ao longo de todo o ciclo político. Trabalhando em estreita colaboração com a política de Direções-Gerais, o CCI aborda os desafios chave da sociedade ao mesmo tempo que estimula a inovação por meio da proposição de novos métodos, ferramentas e padrões, e compartilhar seu know-how com os Estados Unidos, a comunidade científica e os parceiros internacionais. Visite o JRC Hub Science em https://ec.europa.eu/jrc/.

O JRC é o coordenador técnico da directiva que estabelece a Infra-estrutura de Informação Geográfica da Comunidade Europeia (INSPIRE – 2007/2/CE).

Sobre o Open Geospatial Consortium (OGC)

O OGC é um consórcio internacional de mais de 475 empresas, organizações de pesquisa, governamentais e universitárias que participam de um processo coletivo de desenvolvimento de padrões geoespaciais disponíveis publicamente. Os padrões OGC incetivam o uso de soluções interoperáveis que utilizam geoinformação na Web, serviços wireless e baseados em localização. Visite o site da OGC em http://www.opengeospatial.org/.