Os primeiros resultados da missão Swarm, composta por um grupo de três satélites lançados em novembro de 2013 pela Agência Espacial Européia (ESA), mostram que o campo magnético terrestre está enfraquecendo.

O Swarm vem fornecendo informações sobre o complexo funcionamento do campo magnético da Terra. Medições feitas ao longo dos últimos seis meses confirmaram uma tendência de enfraquecimento do campo magnético, especialmente no hemisfério ocidental, embora em outras áreas, como o sul do Oceano Índico, esteja acontecendo o fenômeno inverso.

Além do enfraquecimento do campo magnético, as últimas medições também confirmam o movimento do norte magnético para a Sibéria. Estas mudanças são baseadas nos sinais magnéticos provenientes do núcleo da Terra.

Os primeiros resultados da missão Swarm mostram que o campo magnético terrestre está enfraquecendo

Nos próximos meses, os cientistas analisarão os dados para obter  uma melhor compreensão sobre a razão do campo magnético terrestre estar enfraquecendo e desvendar as contribuições magnéticas provenientes do manto, crosta, oceanos, ionosfera e da magnetosfera terrestre, o que poderá proporcionar nova visão sobre muitos processos naturais, especialmente daqueles que ocorrem no interior do nosso planeta.

Segundo Rune Floberghagen, diretor da missão Swarm, estes resultados iniciais demonstram o excelente desempenho da missão e, além disso, os dados exibem a capacidade de mapear recursos numa escala precisa do campo magnético.

Os primeiros resultados da missão foram apresentados em uma conferência organizada pela ESA, em Copenhague, na Dinamarca.

Fonte: ESA