O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disponibilizou hoje (26/6), em seu portal na internet, imagens de satélite ortorretificadas do Piauí e imagens de satélite ortorretificadas e mosaicadas do Ceará.

Imagens de satélite do Piauí

IBGE disponibilizou mosaico e imagens de satélites do Ceará e Piauí | Imagem: Reprodução

De acordo com o IBGE, as imagens de satélite do Piauí foram obtidas pelo sensor AVNIR-2 do satélite ALOS e possuem uma resolução espacial de 10 metros – em quatro bandas do espectro – correspondentes ao azul, verde, vermelho e infravermelho próximo. Os produtos ortorretificados estão disponíveis em formato GeoTIFF no site ftp://geoftp.ibge.gov.br/imagens_orbitais/ortoimagens/alos_avnir/.

Mosaico de imagens de satélite do Ceará

Além disso, o IBGE disponibilizou imagens do Ceará, ortorretificadas e mosaicadas, também obtidas pelo sensor AVNIR-2 do satélite ALOS. As imagens ortorretificadas individuais, disponibilizadas em 2013, e os recortes por folhas 1:100.000 dos ortomosaicos estão disponíveis, em formato GeoTIFF, para serem acessadas aqui.

Acervos fazem parte do projeto BC100

O acervo de imagens disponibilizadas faz parte do projeto “Base Cartográfica 1:100.000” (BC100), que foi concebido para dar à sociedade acesso às imagens ortorretificadas, ortomosaicos e cartas-imagem de diversas unidades da Federação. A proposta é atender à demanda por informações atualizadas e compatíveis com a escala de representação 1:100.000 (1cm = 1km).

As imagens ortorretificadas passam por um processo de correção em relação a diversas deformações geométricas, causadas por diferentes fatores, como o ângulo de aquisição da imagem, o relevo, a curvatura e a rotação da Terra. O processo de mosaicagem reúne um conjunto de cenas AVNIR-2 ortorretificadas que são recortadas e montadas para cobrir toda a área correspondente ao recorte de uma folha topográfica.

O acervo disponibilizado contém imagens que cobrem 88% do Ceará. No restante do estado, as imagens apresentavam elevado percentual de nuvens ocultando o território, e por esse motivo não foram gerados os produtos imagens ortorretificadas nem ortomosaicos. Está em planejamento a utilização de imagens de outro sensor para cobrir os 12% do estado onde não houve cobertura de imagens AVNIR-2.

Com informações do IBGE


MundoGEO no Mundial! Aproveite a promoção da Copa 2014 e assine a Revista MundoGEO. Assinando agora você ganha 50% de desconto, um Anuário de Empresas 2014 com pesquisas exclusivas e 6 meses grátis de assinatura se o Brasil for Hexa!