O novo Spot 7 – satélite de observação da Terra – projetado e desenvolvido pela Airbus Defence and Space (antiga Astrium Geo), foi lançado com sucesso no dia 30 de junho pelo Polar ‘Satellite Launch Vehicle (PSLV)’, a partir do Centro Espacial Satish Dhawan, na Índia. Completando a constelação de quatro satélites de observação operados pela Airbus, o Spot 7 irá se juntar à mesma órbita em que estão localizados o Spot 6 e os satélites de altíssima resolução, Pléiades 1 A e 1 B.

Todos os dias cada ponto do globo poderá ser visto tanto por um satélite Spot quanto por um satélite Pléiade. Enquanto o Spot 6 e o Spot 7 cobrirão áreas mais amplas com uma resolução de 1,5 m, os Pléiades 1A e 1B focarão em zonas mais específicas com um nível maior de detalhamento. Os satélites Spot 6 e Spot 7 são ágeis, de modo que podem rapidamente ser destinados à um ponto da Terra dentro de até 1.500 km a partir de  sua posição.

Segundo Evert Dudok, chefe de Comunicações, Inteligência e Segurança (CIS) da Airbus Defence and Space, os serviços prestados por esta constelação óptica serão reforçados pela capacidade dos satélites radar TerraSAR-X e Tandem-X. Sendo esta complementaridade entre o óptico e radar, juntamente com diferentes resoluções, uma característica exclusiva da Airbus Defence and Space, por ser a única empresa a oferecer este tipo de serviço.

A constelação Spot6/7 melhora consideravelmente o desempenho oferecido pelo Spot 5, que está em operação desde 2002, programado para ser desativado do serviço comercial durante o primeiro trimestre de 2015. Com dois satélites em órbita, a capacidade de aquisição de imagens é impulsionada para seis milhões de quilômetros quadrados por dia – uma área equivalente a dez vezes o tamanho da França. Esta nova constelação oferece uma resolução mais alta além de maior volume de imagens adquiridas por dia (no modo monoscópico ou estereoscópico).

A Airbus Defence and Space desenvolveu os sistemas Spot 6 e Spot 7 em três anos e meio, os quais foram projetados para permanecer em órbita durante 10 anos.

O Spot 6 entrou em operação em fevereiro de 2013 e cumpre com os requisitos relativos à cartografia em uma escala de 1:25000, para aplicações nas áreas de uso da terra, na luta contra o desmatamento, monitoramento ambiental, vigilância marítima e da indústria de petróleo.

Esta constelação representa uma oportunidade para a Airbus Defence and Space estabelecer novas parcerias a fim de ampliar o acesso e a utilização de imagens de satélite. Este lançamento constitui um importante passo no processo de finalização de um acordo com a operadora de satélite do Azerbaijão, a Azercosmos, que procura expandir suas capacidades no campo da geoinformação.