Nova versão do Quantum GIS (agora chamado somente de QGIS), foi batizada de Chugiak, e já está disponível para download

QGIS anuncia versão 2.4 (Chugiak)A nova versão 2.4 do QGIS, um sistema de informações geográficas (GIS) aberto, conta com suporte à renderização multitarefas. Isto significa que quando se edita o mapa, o QGIS irá dividir o trabalho entre todos os núcleos do processador, tornando o processo mais eficiente e ágil. Assim, não é mais necessário esperar que o mapa seja atualizado antes de prosseguir com operações de deslocamento ou ampliar/reduzir. A representação do mapa é atualizada gradativamente permitindo que se verifique se o mapa está posicionado corretamente ainda no início do processo de desenho.

Além disso, o editor utilizado para a criação de mapas impressos conta com várias atualizações. Uma delas é a capacidade de simular a aparência que os mapas terão de acordo com o equipamento que será utilizado para imprimi-los, ou ainda como ele será se for observado por uma pessoa daltônica.

Outra melhoria a partir de uma perspectiva cartográfica é a técnica ‘shapeburst’ de adição de estilos de preenchimento. Em vez de ter que criar manualmente os limites de regiões costeiras, o QGIS 2.4 oferece um estilo de preenchimento que permite que polígonos (shapefiles) sejam preenchidos como gradientes.

Visite a página oficial do QGIS para fazer download da nova versão 2.4. A tradução do QGIS para português do Brasil foi feita pela equipe da comunidade QGIS Brasil, que trabalha para a disseminação do software no país. Para mais informações acesse http://qgisbrasil.org.

Inscrições abertas para cursos online de QGIS

O GEOeduc – Qualificação sem fronteiras, instituto com forte vinculação à MundoGEO, uma marca líder no setor de geotecnologia, anunciou que está com inscrições abertas para diversos cursos online, totalmente a distância, práticos no software livre Quantum GIS.

Os cursos oferecidos pelo instituto são:

Introdução ao Processamento Digital de Imagens – Prática com QGIS
Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica – Prática com QGIS
Análise Espacial – Prática com QGIS
Cadastro Ambiental Rural – Prática com QGIS

Para mais informações e inscrições acesse www.geoeduc.com ou entre em contato por email cursos@geoeduc.com.