O Incra confirmou na última semana o primeiro Cadastramento Ambiental Rural de uma área de reforma agrária no estado de Sergipe. Localizado no município de Lagarto (distante cerca de 75 Km da capital Aracaju), o projeto de assentamento Irmã Doroty teve sua inscrição no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) concretizada pela autarquia federal no último dia 25 de junho.

“Além de assegurar a regulamentação ambiental do projeto, o cadastro permitirá um maior controle sobre o passivo ambiental do assentamento e as atividades realizadas pelas famílias assentadas, favorecendo, inclusive, o planejamento de ações de conservação ou recuperação de áreas”, explicou Paulo Emmanuel Alves, coordenador do Serviço de Meio Ambiente do Incra/SE.

Criado com base na Lei 12.651/2012, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico obrigatório para imóveis rurais em todo o país. A partir dele, o Governo Federal, por meio do Sistema Nacional de Informações sobre o Meio Ambiente (SINIMA), reúne dados relacionados às Áreas de Preservação Permanente (APP), de Reserva Legal e de Uso Restrito, além de  florestas e áreas remanescentes de vegetação nativa. “O cadastramento no SICAR é fundamental para o monitoramento das áreas ambientais que compõem os assentamentos. Por conta disso, temos construído com os órgãos ambientais de Bahia e Sergipe um conjunto de procedimentos para garantir maior celeridade a esse processo de cadastro e assegurar, com a maior brevidade possível, a regularização ambiental de todas as áreas de reforma agrária implantadas pelo Incra/SE”, afirmou o superintendente regional do Incra/SE, Leonardo Góes.

Criado em março de 2006, o assentamento Irmã Doroty possui 475,3 hectares de extensão e abriga  28 famílias de agricultores.

Fonte: Incra

Treinamento online mostra como orçar serviços de CAR

O GEOeduc – Qualificação sem fronteiras, instituto com forte vinculação à MundoGEO, uma marca líder no setor de geotecnologia, convida a comunidade geo para participar de um treinamento online ao vivo sobre como orçar serviços para realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR). As inscrições já estão abertas e para participar é necessário somente um computador ou dispositivo móvel com acesso à internet.

Os participantes poderão interagir com os palestrantes via chat, terão acesso aos materiais (planilhas em arquivo xls, apresentação em pdf e vídeo) apresentados no treinamento e concorrerão a um navegador GPS. Após o WebTreinamento, serão enviados certificados digitais de participação.

WebTreinamento: Aprenda a orçar serviços de CAR
Data: 23 de Julho de 2014
Horário: 14h30 às 16h30 (hora de Brasília)
Inscrições: http://www.geoeduc.com/produtos/webtreinamento-aprenda-orcar-servicos-de-car-23-de-julho/