Vant é utilizado no levantamento do patrimônio mundial da UnescoA empresa mexicana SkyBótica e o fabricante alemão de drones Aibotix desenvolveram modelos 3D detalhados da biblioteca e do estádio da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). As nuvens de pontos, com resolução de até 5 mm, são baseadas em imagens aéreas de alta resolução georreferenciadas e foram geradas com o UAV Aibot X6.

A biblioteca – cuja fachada está decorada com grandes mosaicos, obra de vários artistas, incluindo o famoso pintor mexicano Diego Rivera-, o Estádio Olímpico Universitario, a casa dos Pumas UNAM, entre outros, pertencem ao Campus Central da Cidade Universitária da UNAM , que fazem parte do Património Mundial da Unesco desde 2007.

Equipado com uma câmera digital, o Aibot X6 gerou, em dois voos, imagens de alta resolução e georreferenciadas da estrutura externa da biblioteca. A missão assegura sobreposição de imagem satisfatória e a captura provê ângulos de tomada com estabilidade absoluta – mesmo com a turbulência do vento, causada pela própria estrutura. Durante o voo, imagens tanto verticais (nadir) como horizontais (oblíquas) foram tomadas.

A partir disso, os dados coletados foram processados com o software de fotogrametria Agisoft PhotoScan, obtendo-se uma nuvem de pontos, um modelo 3D e uma ortofoto, todos com uma resolução de até 5mm.

Além da biblioteca, o estádio da universidade também foi fotografada desta perspectiva. A ortofoto gerada, bem como seu modelo 3D, agora podem ser acessados e manipulados por meio do computador.