Municípios terão novas imagens de satélite em AlagoasOs municípios alagoanos vão ganhar  novas imagens de satélite em alta definição.

Em reunião realizada na última quinta-feira (03), foi apresentado para o secretário adjunto do Planejamento e do Orçamento, José Cândido do Nascimento, o imageamento urbano já disponível para execução. O encontro contou com a presença de representante da empresa Fotogeo, especializada em tecnologias em geoprocessamento.

Desde 2011, a Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) dispõe de um sistema de banco de dados de alta resolução com áreas de interesse do Estado de Alagoas. Com a expansão, serão 30 novos municípios contemplados e cerca de três mil km² de área urbana incluídas no mapeamento, ampliando para sete mil km² a região imageada, responsável pelo fornecimento de imagens de satélites manipuladas em alta resolução.

Segundo José Cândido do Nascimento, será realizada uma análise técnica detalhada para aprovação das imagens, uma vez que não pode haver perda de informações, já que se trata de um conteúdo abrangente a toda população. “Antes de validar o projeto, precisamos avaliar os critérios previstos no contrato e no termo de referência. Uma vez cumprida todas as exigências, é preciso observar a qualidade da imagem e sua data de atualização, tendo em vista a dinâmica urbana do nosso Estado”, destacou.

As imagens, que são fornecidas para a sociedade por meio do portal Alagoas em Dados e Informações, permitirá uma análise não apenas visual, como um conhecimento de campo, beneficiando também profissionais técnicos e estudantes que precisam fazer mapeamentos para projetos urbanos, por exemplo.

Nesse sentido, conforme apresentado na reunião, será possível detectar qualquer ponto da cidade com diferença de no máximo 5m de distância do seu tamanho real, sendo um aspecto facilitador na identificação e detalhamento de exploração e estudo.

O prazo esperado é que até o mês de agosto sejam entregues as primeiras onze imagens urbanas que já estão prontas e atendem as especificações determinadas no termo de referência. Mais oito áreas estão sendo avaliadas, de acordo com a sua angulação e porcentagem de nuvens presentes nas imagens.

“Alagoas é um Estado que a composição climática não permite que sejam feitas fotos aéreas em alta qualidade. Esse será um grande avanço, investimos R$ 318 mil para fornecer imagens tratadas, manipuladas por satélite que são de interesse de toda a população do Estado”, explicou diretor de Geoprocessamento da Seplande, Robson Brandão.

Fonte:Ascom/Seplande