A 11ª edição da Agrifam, que comemora o Ano Internacional da Agricultura Familiar, contará com uma tecnologia nova da Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) . A instituição apresenta ao público um drone, que poderá ser utilizado por pequenos produtores na gestão da lavoura. Junto com o aparelho serão demonstrados os softwares para análise das imagens captadas.

As imagens são usadas para facilitar o levantamento de falhas de plantio, obtenção de mapas de estágios de desenvolvimento da lavoura, localizar doenças, deficiências e pragas, presença de plantas invasoras, dentre outras.

Embrapa Instrumentação apresenta drone para agricultura
Foto: Divulgação/EMBRAPA

Os softwares, desenvolvidos pela Embrapa, estão disponíveis para download gratuito. Além das versões gratuitas, os programas foram licenciados para a empresa Stonway, que é responsável pelos treinamentos rotineiros para uso.

De acordo com o pesquisador Lúcio André de Castro Jorge, responsável por pesquisas com os veículos aéreos não tripulados, desde a escolha do drone até a câmera a ser embarcada requer cuidados, para que realmente se obtenha informações úteis das imagens registradas por elas.

Além dessa tecnologia, os visitantes ainda terão a oportunidade de conhecer os sensores de baixo custo para irrigação e sistema para saneamento básico na área rural. A feira ocorre de 1 a 3 de agosto, em Lençois Paulista (SP).

Sensores

Os sensores já estão em fase de desenvolvimento por quatro empresas, três nacionais – Tecnicer, Acqua Vita e Hidrosense – e uma internacional, a americana Irrometer. Conhecidas como Sensor de Diedro, Sensor de IG e Turgormeter, as tecnologias representam um avanço no manejo e controle da irrigação, seja no âmbito doméstico ou em campo.

Para aferir a água no solo são indicados os sensores de Diedro e IG, enquanto o Turgormeter avalia o nível de água na planta. Este sensor é designado para uso em tecidos macios, como frutas, hortaliças e plantas ornamentais.

O Sensor de Diedro funciona como um termômetro para medir a umidade do solo e substratos. Pode ser empregado no campo, em casa de vegetação e em jardinagem. O Sensor IG miniatura é adequado para acionar a rega automática de vasos e de mini-hortas e ainda pode ser utilizado para manejo e controle automático de irrigação pelos agricultores. Em conjunto com um irrigador comercial, o sensor libera automaticamente o gotejamento.

Fonte: Embrapa

1ª Semana de Seminários Online MundoGEO

Conheça mais sobre a tecnologia empregada em Drones e Vants no dia 22 de Setembro dentro da programação da 1ª Semana de Seminários Online MundoGEO. Faça sua inscrição aqui!