Evento vai acontecer em Foz do Iguaçu na próxima semana e será transmitido online em parceria com a MundoGEO

Entre os dias 28 a 30 de julho, profissionais e representantes da comunidade científica, técnica e acadêmica irão se reunir no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), para discutir questões relacionadas à água através da promoção e do compartilhamento de informações e boas práticas durante a 15ª edição do Water Information Summit, encontro organizado pelo WaterWeb Consortium – comunidade global que reúne entidades ligadas aos recursos hídricos – e pelo Centro Internacional de Hidroinformática (CIH).

Álvaro Anguix, diretor-geral da Associação gvSIG, será um dos destaques da sessão Sistemas de Informações Geográficas em Software Livre Aplicados aos Recursos Hídricos. “A única maneira de assegurar a soberania e a independância tecnológica é por meio dos softwares livres. E no âmbito da gestão da água, com a importância que tem ela tem no século 21, que analistas prevêm que a questão da água será motivo para os próximos conflitos bélicos, e trabalhar com ferramentas que garantam essa soberania e independência tecnológica é fundamental. Portanto esta é a importância da sessão sobre software livre para recursos hídricos”, comentou.

A Associação gvSIG é formada por entidades públicas e privadas, universidades e centros de pesquisa. Atuando desde 2010, se tornou a maior especialista em geomática livre do mundo, atuando em diversos países com ações fundamentadas em um modelo de negócio baseado na cooperação e no conhecimento compartilhado. “Podemos dizer que, como comunidade, em que todos são usuários, os desenvolvedores, as empresas, as administrações são o que temos de mais forte. Parte desta comunidade se organiza e, em cada parte do planeta, vai agregando mais pessoas, à medida que a tecnologia e o modelo de desenvolvimento vão se tornando um conhecimento compartilhado nas atuações do gvSIG” finalizou Anguix.

Outro convidado da sessão é Mauricio Miranda, arquiteto geoespacial e representante da OSGeo – organização sem fins lucrativos cuja missão é apoiar o desenvolvimento colaborativo de softwares geoespaciais livres, além de promover a sua utilização de forma geral através de suporte financeiro, organizacional e legal. “Minha apresentação irá focar no que são as comunidades de geomática livre, todas as pessoas, os grupos distintos, organizações e associações que estão trabalhando com o tema. Então a ideia é, basicamente, comentar como está a situação atual da geomática livre a nível internacional e local, além do que as comunidades podem fazer. Depois, irei explicar alguns projetos, alguns casos do uso de softwares livres aplicados especificamente aos recursos hídricos”.

Rafael Gonzalez, gerente do Cento Internacional de Hidroinformática (CIH), deve apresentar algumas ações da instituição no desenvolvimento de tecnologias baseadas em software livre especificamente para a gestão territorial e o modelo de desenvolvimento adotado pelo CIH. “O Centro vem desenvolvendo algumas tecnologias importantes que têm contribuído para comitês de bacias hidrográficas, principalmente para quem precisa gerenciar o território. E, por isso, o geoprocessamento é fundamental, este que é um conjunto de tecnologias e metodologias que transferem para o computador uma realidade física que enxergamos na paisagem para que possamos estudar o território de forma mais robusta. Nós trazemos estas informações para o computador e trabalhamos isso por meio de mapas apresentando uma série de resultados, planejamentos e análise do território. É um pouco disso que vamos falar na palestra”, explicou.

Inscrições online

As inscrições para participar do evento presencial já estão encerradas, mas o painel sobre GIS livre aplicado à recursos hídricos será transmitido online via Webinar, em parceria com a MundoGEO, com o qual os participantes poderão interagir com os apresentadores, enviando suas questões através do chat. Após o webinar, serão enviados certificados de participação a todos que estiverem online na sessão.

Para acompanhar as apresentações online basta registrar-se gratuitamente em: https://www2.gotomeeting.com/register/556454690.