A dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus e transmitida pela picada do mosquito “Aedes aegypti”. Para determinar os focos e apoiar os tomadores de decisão em um controle eficiente  do vírus, um estudo realizado em Taiwan utiliza tecnologia SIG .

Resultado da análise de índices locais / Imagem: Supergeo

O objetivo da pesquisa é analisar como mosquitos infectados se transferem entre os habitats e, assim, detectar os principais corredores de transmissão entre cada período de tempo. Portanto, dimensões espaciais e temporais são consideradas simultaneamente. Ao estabelecer uma rede ecológica, os pesquisadores podem identificar o habitat dos mosquitos infectados e calcular rotas possíveis de seu movimento e evitar a movimentação dos mosquitos através destes corredores.

A análise pertencente à rede ecológica é adotada para entender as ligações entre cada período de tempo. Com as informações dos layers criados através do software SuperGIS Desktop, desenvolvido pela Supergeo Technologies, os funcionários do Centro de Controle de Doenças de Taiwan podem sobrepor diversas camadas do mapa que contêm diferentes fatores para posterior análise, bem como produzir mapas temáticos adequados.

As ferramentas de análise do SuperGIS Desktop permitem que os usuários possam cobrir as redes de monitoramento, a fim de que diferentes períodos de propagação da transmissão possam ser vistos claramente no mapa para futuras aplicações.

A partir dos resultados, é possível prever as direções da propagação, controlar os riscos potenciais e fazer as recomendações necessárias para conter o percurso dos mosquitos.

Para mais informações, visite a página da Supergeo Technologies.